quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Comerciantes autônomos tornam-se empresários de sucesso em Ilhéus


 Projeto Balcão Empreendedor, criado pela Secretaria de Indústria e Comércio, neste ano de 2013 já conta com 4.100 inscritos, despontando como referência para 26 para municípios sul baianos, segundo o Sebrae.

Com a intenção de abrir o próprio negócio, uma cafeteria no centro de Ilhéus, a administradora Kalila Brito, 34 anos, procurou o Balcão do Empreendedor para obter orientações sobre os procedimentos adequados a seguir, incluindo estratégias de marketing, captação de recursos e documentação. A ilheense pretendia montar uma organização empresarial onde pudesse expandir sua atividade e acima de tudo, prestar serviços de qualidade a seus clientes. O projeto foi posto em prática, após as orientações recebidas pelo serviço municipal, promovido pela Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic), com o auxílio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A burocracia que poderia existir em outras instituições, fez com que a comerciante, acreditasse na praticidade e as facilidades mostradas pelo serviço municipal, e ainda colocasse na prática o projeto que já idealizava. “A formalização do negócio é importante, pois com ela é possível instalar a empresa em um ponto fixo, onde os clientes podem visitar, conhecer o trabalho, e, gostando, acabam indicando para outras pessoas.”
Em um espaço retrô, Kalila faz com que o cliente perceba um atendimento diferenciado, com xícaras personalizadas, um bolo de banana especial, de tortas de diversos tipos, café expresso ou um capuccino, com vários sabores de acordo com o gosto da clientela. Além destes produtos, a cafeteria também oferece pães integrais, bolos sem açúcar, glúten e lactose. Para as entregas por encomendas, a embalagem é de presente; assim aposta em conquistar mais clientes com a qualidade no atendimento.
A empreendedora destaca, que já indicou o programa a outras pessoas, por conta das instruções que recebeu. “O Balcão do Empreendedor, é uma forma de incentivar às pessoas da cidade a investir no comércio, procurando uma maneira de melhorá-lo o que só trará benefícios à cidade de Ilhéus, pois fará com que a economia cresça”, afirma Kalila.
Estratégias de atuação – O Balcão do Empreendedor já elaborou diversas estratégias de atuação para 2014, incluindo setores do turismo e do agronegócio. O intuito é fazer com que a economia do município seja estimulada, dando a comerciantes de pequeno porte a possibilidade de se tornarem empresários de sucesso. O total de 4.100 empreendedores já procurou o serviço municipal para fazer a inscrição, regularizar documentos e obter orientações sobre os benefícios e garantias ao abrir um negócio.
O serviço já se tornou referência para 26 prefeituras da região sul baiana. “Ao formalizarmos a atividade dos empreendedores individuais estamos promovendo a qualificação da mão de obra local, possibilitando garantias trabalhistas e a elevação da autoestima do beneficiário, ao mesmo tempo em que desenvolvemos uma política de ampliação da receita municipal”, afirma o vice-prefeito e Titular da Sedic, Carlos Machado (Cacá). 

Secretaria de Comunicação Social

Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
(73) 3234 3581 ~ www.ilheus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...