sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Central de Operações mantém assistência integral às famílias desabrigadas em Ilhéus




Além de alimentos, roupas, cobertores e material de higiene pessoal, as vítimas das chuvas estão recebendo acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais. Agentes da Defesa Civil e das secretarias de Desenvolvimento Social (SDS) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur) permanecem de plantão no Estádio Mário Pessoa, atendendo as demandas da população.

A Central de Operações, montada pelo prefeito Jabes Ribeiro no Estádio Mário Pessoa para atender às ocorrências provocadas pelas fortes chuvas dos últimos dois dias em Ilhéus, passou a madrugada acolhendo pessoas que tiveram que deixar suas casas, e tomando providências para evitar o agravamento de situações em que existe perigo real para a população ilheense. Da noite da quinta-feira, dia 28, até a manhã desta sexta-feira, dia 29, a central encaminhou 49 famílias cadastradas pela Defesa Civil à residência de parentes, de modo a ficarem em local seguro e fora de perigo. As famílias recebem cestas básicas, roupas, cobertores e colchões, além de acompanhamento por psicólogos e assistentes sociais.

Para continuar mantendo a integridade física da população, o prefeito reuniu-se na manhã desta sexta-feira, com os secretários municipais e definiu novas estratégias de atuação. Uma delas diz respeito à formalização das notificações aos moradores das áreas que estão em situação de risco para que deixem suas residências e procurem o apoio da Central de Operações até que seja feita a avaliação técnica do local. Além disso, o prefeito determinou à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) a elaboração de um plano emergencial de reparação dos espaços públicos danificados pela incidência das chuvas, que deve começar tão logo as condições climáticas permitam.

Na noite desta quinta-feira, dia 28, o prefeito acompanhou de perto a adoção das medidas e fez uma visita a alguns locais atingidos e ao Estádio Mário Pessoa, onde funciona a Central de Operações, tendo conversado com alguns dos desabrigados. Ele garantiu que a prefeitura não poupará esforços para minimizar os prejuízos sofridos pelas famílias e lembrou que a proteção contra os danos causados pelas chuvas sempre foi uma de suas maiores preocupações, o que resultou na implementação do programa Viva o Morro, por meio do qual a maioria dos altos de Ilhéus recebeu cortinas de concreto para evitar as tragédias antes tão comuns nos períodos chuvoso. “Se  não fossem essas intervenções a situação seria bem pior, tendo em vista que choveu em 24 horas quase 10% do previsto para chover o ano inteiro no município”, considera o titular da Sedur, Isaac Albagli.

Pessoas que estiverem interessadas em colaborar com o trabalho, doando roupas, cobertores, produtos de higiene pessoal e alimentos podem levar ao estádio a qualquer hora do dia. Procurar por Stéphanie Carmo ou Cassio Brandão. Agentes da Defesa Civil, da Sedur e da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) permanecem de plantão na Central de Operações para atender as demandas do município.  
         
Ocorrências – Na manhã desta sexta-feira, dia 29, as equipes da Defesa Civil já computavam mais de 150 visitas a diversos pontos da cidade e o atendimento a 43 pedidos de ajuda, recebidos pelos números telefônicos 3234-3597 e 3234-3603, disponibilizados para atender as solicitações populares. Das ocorrências registradas pela Central, a maioria foi de corrimento de terra, mas também foram anotados seis desabamentos parciais de residências.

Ainda na manhã desta sexta-feira, o coordenador da Defesa Civil, engenheiro Ednaldo Azevedo, determinou a demolição do resto de uma residência, no Alto de São Domingos, para evitar um problema maior, uma vez que o morador da casa insistia em ficar no imóvel, apesar do risco iminente do desabamento acontecer. “As paredes estavam completamente instáveis e poderiam cair a qualquer momento, daí a melhor solução ter sido derrubar logo para evitar uma tragédia”, explicou o coordenador.

Vigilância – Apesar da melhoria das condições do tempo, a Defesa Civil prossegue com o trabalho de acompanhamento e avaliações das situações de risco, com seis equipes técnicas visitando todos os bairros de Ilhéus, uma delas comandada pelo próprio coordenador.   Segundo dados da central de monitoramento da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) foi registrado um índice pluviométrico de 216,6 milímetros no período das 4h38 da quarta-feira, dia 27, e 16h28 da quinta-feira, dia 28.

Secretaria de Comunicação Social

Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
(73) 3234 3581 ~ www.ilheus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...