quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Pontal quer ser bairro criativo, com polo cultural e gastronômico

Reunião com moradores do Pontal – foto Divulgação

Moradores do bairro deflagraram, na noite da terça-feira, dia 29, em reunião no Salão Paroquial da Igreja São João Batista, o processo de transformação do Pontal num local com economia criativa, o que inclui a criação de um polo de produção e comercialização cultural e de gastronomia, reunindo artistas, produtores culturais, doceiras, chefes de cozinha e artesãos.
A comunidade pontalense deflagrou, na noite da terça-feira, dia 29, o processo de transformação do Pontal num bairro com economia criativa, o que inclui a implantação de um polo de produção e comercialização cultural e de gastronomia, reunindo artistas, produtores culturais, doceiras, chefes de cozinha e artesãos. A iniciativa, pioneira em Ilhéus, foi consolidada durante uma reunião, no Salão Paroquial da Igreja São João Batista, marcada por uma palestra da coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, que falou sobre o conceito de  economia criativa e de bairro criativo, nova maneira de criar um desenvolvimento econômico sustentável baseado no respeito ao talento das pessoas, gerando oportunidade de emprego e renda.
O salão paroquial ficou repleto de moradores do bairro e o evento contou ainda com a presença do prefeito Jabes Ribeiro e do vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), que garantiram dar todo apoio ao projeto por meio de programas municipais, a exemplo do Balcão do Empreendedor, que estimula e incentiva as ações ligadas ao empreendedorismo. O vereador Ivo Evangelista (PRB) também participou da reunião. A iniciativa da comunidade do Pontal conta com o apoio do Sebrae, como assegurou a coordenadora Claudiana Figueiredo, ao falar sobre as linhas de crédito que estão à disposição para projetos do tipo que estavam sendo colocados na reunião.   
O Sebrae ainda se colocou à disposição dos interessados que necessitem de orientação e consultoria, além de prometer apoiar a realização de oficinas técnicas para a definição do projeto da Feira Cultural da Praça São João Batista, que faz parte das ações destinadas à inclusão do Pontal no conceito de Bairro Criativo. Na reunião, também surgiu a ideia de um projeto para a criação de audiovisual, como parte da recuperação da memória histórica do bairro, que será centrado na vida da Mãe Amada, parteira que ajudou no nascimento de centenas de pessoas no Pontal, durante décadas do século passado.
Ao final, a reunião transformou-se num congraçamento da comunidade, com o sorteio de vários brindes, desde obras doadas por artistas como Lucia Laguardia e Jane Hilda Badaró, a um painel doado pelo muralista Rildo Foge, além de ofertas variadas do Instituto Nossa ilhéus, dona Zildete, Nádia Ateliê, Pepê, Vilma Massa, Vivian Araújo e Fazenda Almada. Os sorteados tiveram que responder a perguntas feitas pelo historiador José Rezende Mendonça, que, junto com o ativista político e ex-vice-prefeito de Ilhéus, José Henrique Abobreira, faz parte da linha de frente do Movimento Pontalense de Cidadania. As perguntas versaram sobre a história do bairro, baseadas no livro de autoria do próprio José Rezende, intitulado Pontal, Ontem & Hoje – Memórias.
Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
(73) 3234 3581 ~ www.ilheus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...