quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Palestra sobre Bairro Criativo sorteio de vários brindes

Economia Criativa, Bairros Criativos - Imagem Divulgação
Com uma palestra da coordenadora regional do Sebrae-BA, Claudiana Figueiredo, será deflagrado o processo de transformação do Pontal, num Bairro Criativo, modelo de comunidade onde são estimuladas e apoiadas iniciativas comerciais, empresariais e culturais capazes de, além de fortalecer os laços comunitários, fazer crescer a economia e a cultura locais. Uma iniciativa do Movimento Pontalense de Cidadania, a palestra Economia Criativa/Bairros Criativos, além de sua importância para a comunidade, ainda terá um atrativo a mais: a distribuição, por sorteio, de diversos brindes, como obras doadas por artistas ilheenses, peças cedidas por bordadeiras e artesãos e até cortesias para treinamentos e consultoria do Sebrae.
A palestra vai acontecer na próxima terça-feira, dia 29, a partir das 19h30, no Salão Paroquial da Igreja de São João Batista, que fica na praça do mesmo nome, e será aberta à participação não apenas dos pontalenses, mas de qualquer interessado da comunidade de Ilhéus. O evento tem o apoio de diversos parceiros, interessados na transformação do Pontal, a exemplo da Academia Tonus, Faculdade de Ilhéus, Prefeitura Municipal de Ilhéus, Coofasulba, Instituto Nossa Ilhéus, M21, ATIL, Paróquia São Batista e Sebrae, entre outros.
José Henrique Abobreira, ativista político, ex-vice-prefeito de Ilhéus e um dos fundadores do Movimento Pontalense de Cidadania, explica que a decisão de convidar a coordenadora do Sebrae para debater com os moradores o conceito de Bairro Criativo foi tomada logo depois da apresentação do projeto de requalificação da praça São João Batista. Nos debates, os moradores sentiram a necessidade de dar uma nova dinâmica à localidade, estimulando a criação de espaços de convivência e ajudando a despertar novos talentos na arte de inovação e criatividade,gerando emprego e renda, assim como treinar os nossos comerciantes e futuros ocupantes dos quiosques que serão construídos assim como o espaço para feiras e atividades culturais.
SORTEIOS
Para os sorteios, como forma de colaborar com a iniciativa, a artista plástica Jane Hilda Badaró doou uma obra de arte, o artista muralista Rildo Foge irá fazer a pintura de um mural no bairro, a escritora Janete Lainha doou uma coleção de literatura de cordel e a o Ateliê de Arte Lúcia Laguardia cedeu também uma obra do seu acervo. Por sua vez, artesãos, bordadeiras e doceiras do Pontal deram vários brindes que, junto com os demais, serão sorteados entre os presentes e alguns servirão para homenagear figuras representativas do bairro, como o pontalense mais antigo que for à reunião.
Como parceiro da iniciativa, o Instituto Nossa Ilhéus também doou, para os sorteios, uma fotografia antiga que retrata de forma artística antigos saveiros do Pontal. Para os comerciantes e empresários do Pontal que comparecerem à reunião, serão sorteadas ainda cinco cortesias para treinamentos e uma consultoria In company do Sebrae (na qual técnicos do órgão levantam as necessidades da empresa e apontam as soluções adequadas a cada caso).

Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
(73) 3234 3581 ~ www.ilheus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...