sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Sindicato dos Empregados no Comércio dos municípios de Ilhéus, Itacaré, Ubaitaba, Una e Uruçuca – SECMI


 
NOTA PÚBLICA 

        O Sindicato dos Empregados no Comércio dos municípios de Ilhéus, Itacaré, Ubaitaba, Una e Uruçuca – SECMI vem, por meio desta nota pública, reafirmar o compromisso em buscar as melhores condições de trabalho e de vida para a categoria. Desde que foi fundado, em 29 de janeiro de 1937, vem atuando de forma sistemática para garantir que todos os direitos e deveres dos comerciários sejam respeitados e cumpridos com rigor. Com respaldo da lei, seu trabalho abrange milhares de trabalhadores no comércio lojista e nos mercados e supermercados das cinco cidades que são representadas pelo sindicato.

        Sediado em Ilhéus, o órgão vem, ao longo de seus 76 de anos de atuação, buscando se consolidar e levar informação e serviços para seus associados. Nas cidades de Una, Uruçuca, Itacaré e Ubaitaba, a atuação do sindicato começou há cerca de 2 anos, após concessão de extensão de base. E em cada uma dessas cidades, o processo de integração ocorreu e ainda ocorre de forma gradativa, contando com o apoio e colaboração tanto de comerciários, como de comerciantes e representantes de escritórios de contabilidade. O trabalho do SECMI também tem o apoio da Força Sindical, da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços no Estado da Bahia (FECOMBASE) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), que contribuem para o fortalecimento do comércio. O trabalho do SECMI, entretanto, é feito com isenção de motivações partidárias.

        Por isso, o SECMI repudia toda e qualquer ação realizada no intuito de enfraquecer a relação entre o sindicato e os comerciários das cidades que ela abrange. Qualquer tentativa de criação de um novo sindicato ou órgão representativo numa dessas cidades (Ilhéus, Itacaré, Ubaitaba, Una e Uruçuca) deve levar em consideração o fato de já existir um órgão, respaldado pela lei, para atuar nessa determinada função, conforme certidão expedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego no ano de 2011.

      Mesmo com a sede em Ilhéus, o Sindicato possui acesso e diálogo livres com os comerciantes e comerciários de todas essas cidades e em todas elas, entende o sindicato, muito ainda precisa ser feito para salvaguardar o cumprimento dos direitos e dos deveres dos comerciários. A dificuldade em promover, em parceria com outros órgãos, uma maior fiscalização visando o cumprimento das convenções coletivas de trabalho, ainda constitui um grande desafio. E é por isso que o SECMI está adotando medidas junto ao Ministério Público do Trabalho para que chamem os empresários que estão descumprindo a lei e as Convenções Coletivas de Trabalho, para firmarem um Termo de Ajuste de Conduta - TAC.

         A Lei 12.790, de 14 de março de 2013, que regulamenta a profissão do comerciário, também foi uma vitória, resultado de muita luta, luta essa defendida pelo sindicato, pela FECOMBASE e pela CNTC. O SECMI salienta que todos os comerciários têm razão e direito de buscar melhorias e o sindicato reitera o apoio em lutar, de mãos dadas, para que esses benefícios cheguem à todos os comerciários e é por isso, que está instalando sua delegacia na cidade de Ubaitaba para ficar mais perto de seus associados. O SECMI também pretende intensificar as visitas às demais cidades.

      O SECMI disponibiliza atualmente para seus associados serviços médicos (clinico geral, ginecologista e dentista), assessoria jurídica, entre outros serviços disponibilizados em nossa sede social. Também fazem parte da nossa carta de serviços convênios em clínicas, laboratórios, faculdades em toda a Bahia, que oferecem descontos que chegam a até 50% no valor, exclusivamente aos comerciários. Entretanto, o sindicato está sempre em contato com novos órgãos e entidades buscando viabilizar novas parcerias. O SECMI se coloca à disposição de toda a comunidade regional e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 3231 – 1784, pelo e-mail; sindcomerciarios@hotmail.com ou no site secmiilheus.org.br.

             A DIRETORIA

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...