sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Maioria das praias de Ilhéus está apropriada para o banho

Praia de Olivença - Foto Gidelzo Silva Secom Ilhéus
Segundo relatório de diretoria do Inema, as praias da Barra de são Miguel, do Malhado, da Avenida, Praia do Cristo, do Opaba, do Ceplus, Praia dos Milionários, do Cururupe e de Olivença estão apropriadas para o banho de mar, havendo restrições somente para uma área da Praia do Marciano, no bairro do Malhado
Em Ilhéus, neste final de semana, apenas um trecho da Praia do Marciano (nas proximidades do Bar Litrão), não está apropriada para o banho de mar, de acordo com relatório da Diretoria de Fiscalização e Monitoramento Ambiental (Difim), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Segundo o relatório, as praias da Barra de São Miguel, do Malhado, da Avenida, Praia do Cristo, do Opaba, do Ceplus, Praia dos Milionários, do Cururupe e de Olivença, estão aprovadas e são consideradas apropriadas para banho.
O diagnóstico das condições de balneabilidade do município de Ilhéus é obtido mediante o recolhimento de amostras, nas praias da Barra de São Miguel, Marciano, Malhado, Avenida, Cristo, Opaba, Milionários, Olivença e Cururupe, 100m antes lançamento da Ceplus e 100m depois lançamento da Ceplus. As informações estão disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Ilhéus (www.ilheus.ba.gov.br) e, para ter acesso, basta colocar o indicador de mouse no link Nosso Município, clicar em Espaço do Turista, e depois, em Litoral.
Segundo o site Clima e Tempo, o fim de semana do ilheense será propício à praia com sol forte, e sem previsão de chuva. Mas, é bom lembrar que sempre é aconselhável nadar apenas em áreas supervisionadas por salvas vidas, e de preferência, sempre acompanhado. É importante consultar o agente de salvamento marítimo para saber as condições da maré para o banho e para o surfe antes de entrar na água, e informar qualquer irregularidade observada.
Atualmente, o efetivo do Corpo de Salva-Vidas de Ilhéus atua entre as localidades de Mamoan e Águas de Olivença, trecho que envolve cerca de 60 quilômetros de litoral. Além das praias do Cristo, da Concha e da área próxima à Catedral de São Sebastião, o trabalho também é realizado em Jóia do Atlântico, Norte 1 (Cabana Iemanjá), no Norte, e Opaba, Soro Caseiro, Vó Eró, Gabriela, Batuba e Cai N’água, no Sul.
Ainda é importante tomar alguns cuidados básicos para prevenir doenças e evitar acidentes, como o uso do filtro solar e a reaplicação a cada hora; beber bastante líquido, pois a pele desidrata no verão; evitar ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos pesados antes e durante o banho de mar; se for pego por uma corrente, nadar diagonalmente a ela até conseguir escapar; não mergulhar em águas desconhecidas ou quebrando raso; não levar objetos quebráveis para a praia e, se encontrá-los, colocá-los nas cestas de lixo.

Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
(73) 3234 3581 ~ www.ilheus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...