sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Salobrinho recebe o Programa Prefeitura Cidadã nesta sexta feira (27)


Prefeitura cidadã

Programa realizado com sucesso em 12 bairros e 04 distritos na ultima gestão do Prefeito Jabes Ribeiro, reinicia hoje no Salobrinho em Ilhéus,  permite a participação dos cidadãos no levantamento e na avaliação dos serviços executados pela prefeitura

o programa Prefeitura Cidadã, que permite uma ampliação da interatividade entre o poder público e as comunidades, integra os serviços, promovendo um debate democrático entre os dirigentes da administração da prefeitura e a população nas zonas urbana e rural, os moradores têm a oportunidade de apresentar diretamente suas principais reivindicações, decidindo juntamente com o governo as prioridades de obras, serviços públicos e programas sociais.


Na implantação do Programa Prefeitura Cidadã na sua ultima gestão, várias localidades foram atendidas, como os Bairros Hernani Sá (piloto no Programa), Nelson Costa, Ilhéus II, Iguape, Moradas do Bosque, Outeiro de São Sebastião, os distritos rurais de Inema, Banco Central, Sambaituba e Salobrinho que hoje recebe mais uma vez o Programa.


Antes de iniciar as operações nos bairros, é realizada uma pesquisa com os moradores, que apontam os principais problemas locais. Então é feito um diagnóstico da localidade desde os níveis de escolaridade, renda, comércio e quantidade de residências. Após todo o levantamento ser apresentado à comunidade, são criadas comissões setoriais. De acordo com a prefeitura, essas comissões participam de reuniões para o aprofundamento do debate. “Após os debates, é elaborado um plano de ação a curto e médio prazos, para manter as atividades no local. Depois desse processo, de toda a coleta de dados e discussões, são feitas intervenções imediatas, como a realização de mutirões”.

Durante o mutirão são realizados serviços emergenciais, a exemplo de limpeza e recuperação de pavimentação de ruas, troca de lâmpadas dos postes públicos, retirada de entulhos, entre outros.


O trabalho conta com a participação da Câmara de Vereadores e de outras esferas públicas, como o Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, diretorias regionais de Educação e Saúde, a Empresa Baiana de Saneamento e Esgotamento (Embasa), Sac – Serviço de Atendimento ao Cidadão, SEBRAE e a Caixa Econômica Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...