domingo, 29 de setembro de 2013

Prefeito Jabes Ribeiro relança o Programa Prefeitura Cidadã no Salobrinho e define obras e serviços com a comunidade

 Relançamento do programa Prefeitura Cidadã - Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus)
 
A Prefeitura de Ilhéus realizará contenção de encostas, limpeza de ruas e roçagem, reforma de uma unidade de saúde e de uma praça, operação tapa-buracos, consertos em redes de drenagem, além de construção de uma escola, creche escola, de uma unidade saúde e de uma quadra poliesportiva.
 
No relançamento do programa Prefeitura Cidadã em Ilhéus, o prefeito Jabes Ribeiro anunciou e autorizou a realização de uma série de obras e serviços que beneficiarão o bairro do Salobrinho, sendo que algumas ações são de caráter emergencial, como contenção de encostas, limpeza de ruas e roçagem, reforma de uma unidade de saúde, uma operação tapa-buracos, reforma e pintura de uma praça, consertos em redes de drenagem, e outras de médio prazo, a exemplo da construção de uma nova escola, de uma creche e de outra unidade básica de saúde. Além disso, o prefeito, o vice e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), e diversos outros gestores municipais anotaram as reivindicações e pedidos de representantes das comunidades também com atendimento previsto para curto e médio prazo, nas áreas de saúde, educação e infraestrutura urbana.
 
O relançamento do Prefeitura Cidadã aconteceu durante uma reunião na noite da sexta-feira, dia 27, no salão paroquial da Igreja católica do Salobrinho, e contou ainda com a presença da reitora da Universidade Estadual Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro, do Major Riccio (da 70ª Companhia Independente da Polícia Militar), dos vereadores James Costa (PMN) e Tarcísio Paixão (PSD), do coordenador da Ciretran Paulo Machado, de representações do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)  e de outras instituições parceiras, convidadas para o ato pelo prefeito.
 
Implantado por Jabes Ribeiro, na década de 2000, seguindo uma sugestão surgida nos debates do Fórum Compromisso Com Ilhéus, o programa tem por objetivo levantar as necessidades mais urgentes e prioritárias de cada localidade, com a participação direta dos moradores, para a prestação de serviços de forma rápida por parte da Prefeitura ou de órgãos competentes nas esferas estadual e federal. Nas próximas semanas, a ação chegará, progressivamente, a todas as localidades e bairros de Ilhéus.
 
Esforço conjunto - Para levantar as necessidades e os principais problemas que afetam a comunidade do Salobrinho, a Prefeitura de Ilhéus contou com o apoio de um estudo realizado pela UESC, das indicações feitas pelos vereadores James Costa e Tarcísio Paixão, além das sugestões dos moradores da localidade. O bairro, que fica no quilômetro 16 da Rodovia Ilhéus-Itabuna, conta com 13.500 moradores e possui carências especialmente nas áreas da saúde, educação e infraestrutura urbana, mas também foram feitas reivindicações como áreas para a prática de esportes (quadra poliesportiva e reforma do campo de futebol).
 
Ao abrir a reunião com a comunidade, o prefeito Jabes Ribeiro explicou ter feito questão de reiniciar o programa Prefeitura Cidadã pelo Salobrinho, não apenas pela importância do bairro dentro do município de Ilhéus, mas também pelo fato de ter uma ligação pessoal e especial com a localidade. Acrescentou que apesar da grave crise em que encontrou o município, a Prefeitura não pode ficar parada, daí sua decisão de retomar o programa, que une a ação pública à força da cidadania. Fez questão de alertar, porém: "Mas é preciso deixar claro que este programa só é vitorioso, como já ocorreu no passado, caso conte com a participação direta da comunidade e dos seus cidadãos, porque a intenção e o objetivo dele não é fazer política e sim atender de forma rápida e objetiva, as necessidades mais prementes de cada localidade".
 
Entre as medidas anunciadas para beneficiar o Salobrinho, algumas a Prefeitura já deflagrou, a exemplo da solicitação encaminhada as autoridades estaduais para a construção do segundo Posto de Saúde da Família, a solicitação ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a liberação de recursos destinados à construção de uma nova escola, com 12 salas de aula, e de uma creche (que só aguarda a doação de um terreno para ter as obras iniciadas). Em relação às obras emergenciais da área de infraestrutura, o secretário Isaac Albagli, titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, confirmou que já nesta próxima semana será deflagrada uma série de ações, como recuperação de ruas, com cascalho, a contenção de encosta na Rua do Ouro, implantação de postes de iluminação e substituição de lâmpadas onde se fizer necessário, a roçagem de canteiros e limpeza de vias, operação tapa-buracos em algumas ruas e consertos em redes de drenagem.
 
Alguns serviços e obras que necessitam de recursos maiores serão objeto de licitações, já autorizadas pelo prefeito Jabes Ribeiro, ou de ações que envolvem outros órgãos e instituições, como um convênio com a UESC (para implantação do sistema Escola de Aplicação e Programa Esporte para Todos), a construção de uma quadra poliesportiva, a reativação da unidade de atendimento odontológico, um amplo projeto de saneamento básico em todo o Salobrinho, o recapeamento asfáltico e nova pavimentação em diversas ruas, a construção de uma passarela sobre a BR-415, a construção de uma nova praça, com área de lazer (incluindo parque infantil).
Segue mais fotos do relançamento do Programa Prefeitura Cidadã no Salobrinho
























 
 
Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...