O Comandante Sanches atuou presencialmente nas buscas. Foto: Thiago Dias / Blog do Gusmão.
O próprio Comandante Sanches atuou nas buscas. Foto: Thiago Dias/Blog do Gusmão.

Nessa sexta-feira (20), o Comandante da Capitania dos Portos, Cláudio Sanches, foi entrevistado por este Blog sobre o naufrágio da lancha “Sonho Meu I”, que ocorreu perto do Morro de Pernambuco, na terça-feira (17), em Ilhéus. Seis homens estavam a bordo, Marcelo Oliveira e Marcos Campos sobreviveram depois de nadarem cerca de 40m até a praia.

Corpo encontrado na quarta-feira (18). Foto: Gildava Lopes.
Corpo encontrado na quarta-feira (18). Foto: Gildava Lopes.

Na quarta-feira (18), dois corpos foram encontrados na praia do sul. As famílias reconheceram Robson Sampaio, 33, e Carlos Augusto dos Santos Alves, de 46 anos. Hoje (20), o corpo de Nelson Bispo dos Santos (63 anos) também foi encontrado no litoral sul de Ilhéus. As buscas pelo último desaparecido, Joel Araújo de Matos, serão retomadas na manhã desse sábado (21).

Na Delegacia da Capitania dos Portos de Ilhéus, foi instaurado inquérito administrativo para investigar o acidente. Os responsáveis poderão ser punidos por desrespeito à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (9.537).

A lancha tinha capacidade para 5 pessoas: o número de tripulantes era excedente. Ainda não é possível confirmar se havia coletes suficientes para os seis embarcados. O inquérito vai verificar também se outros equipamentos estavam regulares. 

O motor parou na Baía do Pontal e a embarcação ficou à deriva. O fato de ter se afastado do Morro de Pernambuco indica que não havia remos ou uma âncora que pudessem ser usados para evitar a tragédia. Segundo Sanches, a tripulação decidiu não abandonar a lancha. Se tivesse abandonado, as chances de sobrevivência seriam maiores. 

A lancha estava sendo usada na obra da ponte Ilhéus-Pontal. A Constran é a empresa encarregada. No entanto, os trabalhadores estavam a serviço de outra empresa terceirizada. Em nota, a Constran alegou não ter vínculo com a tragédia.

Segundo o Comandante Cláudio Sanches, auditores do Ministério do Trabalho compareceram na Delegacia da Capitania e colheram informações a respeito do episódio. 

Postado por  Thiago Dias no Blog do Gusmão