segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Quem é o responsável pelo estado do esgoto?
















O estado que arrecada de 45 a 85% de taxa sobre o valor de consumo da água tratada fornecida aos seus consumidores, que são destinados à manutenção de dejetos de esgoto, ora produzidos pelos cidadãos e que pagam para que esse material não seja nocivo a sua saúde. O município que é normativo aos seus munícipes, conotando na sua lei orgânica estimulada pela constituição federal, que ao cidadão lhe é garantida o direito a vida saudável, mais não impõe sua ordenação conforme as garantias que a lei lhe confere, para fazer cumprir, aqueles quaisquer que venham violar, irrevogável qualquer tipo de relação política, visando sempre o direito coletivo. Ao cidadão carneiro, que sabe que está morrendo aos poucos, mais não sabe que é lhe conferido o dever de cobrar por seus direitos, e os mecanismos que estão a sua disposição a principio, a câmara municipal, seus indicados para lhes defender dentro das leis regidas para tal, ao Ministério Público que é preciso ser estimulado através de reclamação crime, para só assim ele formalizar ao poder judiciário através de processo de retratação a quem comete abuso ou fere os estatutos e leis, o não cumprimento do resguardado por lei e que coloque a saúde pública em risco. E por ultimo o cidadão que não zela pelo seu habitat, sabedor das mazelas de gestão que horas a fim perduram, incapaz de solidarizar-se com demandas que podem ser amenizada apenas com a educação preventiva e alguns minutos de exercícios físicos ou higiene mental como queira, cumprindo sua parte de cidadania, também reduzindo a poluição ambiental.

Mais não se pode deixar de aperceber o descaso público, se arrecada, se paga por algo, exige-se retorno em serviço, esse é o maior código etico entre a relação município e munícipes, as fotos anexas falam de outra relação, talvez o abandono seja o resultado do dano difuso, portanto a responsabilidade é minha é tua é de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...