terça-feira, 27 de agosto de 2013

Pronto. Em Ilhéus são 7 horas e 4 minutos...


Todos os dias ele chega à Rádio Bahiana de Ilhéus por volta seis da manhã para produzir o seu programa, com seus suspensórios bem alinhados e seu bloco de anotações. Sempre focado e determinado em fazer o melhor a cada dia, Gerdam Rosário começa cedo a coletar todas as notícias regionais e a orientar a sua equipe de jornalismo para uma nova edição do seu matutino Na Boca do Povo. Sua equipe é formada por Júlio César (esporte), Júlio Nelito (áudio), Valter Santos (hospital), Lívia Cairo (assistente de bancada) e a supervisão técnica de Júlio Gomes. A direção geral da emissora é do jovem Maurício Galvão.

Polemico e irreverente, com apenas oito meses no ar, já é considerado, proporcionalmente, a maior audiência no horário das 7 horas da manhã na radiodifusão regional. Sempre batendo de frente com os gananciosos do poder, afirma através de suas tiradas conhecidas: “Não estou na mão de sacripanta nenhum”; “Todo mundo é bom, mas, meu chapéu sumiu”; “Não amasso barro pra faraó”; “Enquanto você tá tomando café eu não tô comendo nada”; “Não tomo sopa de letrinhas, pra não comer H”; e “Não sou simpático e não tô aqui pra cantar Caô pra ninguém” tornam-se marcas registradas deste que é um dos mais experientes comunicadores da Bahia.

A linha jornalista de Gerdam Rosário ao longo dos últimos anos permanece intacta. Com o seu tradicional martelo tem sido uma voz que clama por justiça, seriedade e ética na política e na vida pública. “Tenham certeza como 2 + 2 são quatro. Sou o mesmo da Record, da Televisão, da TVI, da Sociedade e da Difusora”, detona no microfone.

Sempre defendendo os interesses dos mais oprimidos, não limita os seus comentários embasados e inteligentes apenas contra as injustiças, mas contra aqueles que de alguma forma não contribuem para o desenvolvimento da região cacaueira. O microfone tem sido sua arma na luta por igualdade e políticas públicas em favor da sociedade. “Bote a boca no mundo e exerça o seu direito de cidadania. Meu e-mail é (falecomgerdam@hotmail.com), quero ser o seu porta-voz”, tem sido uma constante na sua programação. Uma verdadeira tribuna do povo!

Um programa diferente, equilibrado e com norte determinado, sem subserviência e subterfúgios. As opiniões são sequenciais, sem divergências de choque e não são volúveis. O pau come na hora que tem que comer. Da mesma forma o reconhecimento. A experiência e os anos de vida e de microfone do radialista e jornalista Gerdam Rosário, o credencia a uma credibilidade sólida incontestável e um nome de respeito na imprensa. É preciso reconhecer!

Gerdam Rosário além de ter um dos melhores programas de jornalismo, é um expert nas entrevistas diretas. Profundo conhecedor dos problemas e assuntos locais, tem sido um ‘calo’ para aqueles bostéticos que se intitulam donos da verdade e senhores acima do bem e do mal.

Como sempre reforça em uma de suas tiradas indiretas: “Se não aguenta com o pote, não coloque a rodilha na cabeça”, numa pancada na cara dos incompetentes e omissos.

Finalizando o programa Na Boca do Povo, costuma fechar com a seguinte frase: “Não esmoreça, levante a cabeça. É pra frente que se anda”.  São oito horas e 26 minutos. Bom dia e até amanhã.

Autor: Elias Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...