terça-feira, 23 de julho de 2013

Sindicatos voltam a rebater números apresentados pelo governo municipal

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, continua insistindo em numeros irreais e mentirosos da folha de pagamento com pessoal e se recusa a apresentar uma proposta de reposição salarial dos servidores, o que acaba dificultando o diálogo dos trabalhadores com o governo municipal. A informação é dos presidentes dos cinco sindicatos dos servidores públicos municipais, que participaram na tarde desta segunda-feira de uma reunião convocada pelo executivo municipal com os observadores sociais, um grupo formado pela sociedade civil organizada.
Durante a reunião o prefeito voltou a lamentar da crise financeira por qual atravessa a cidade e apresentou o mesmo quadro de despesas com a folha de pagamento de pessoa que já havia sido contestada pelos líderes sindicais. No cenário apresentado pelo prefeito, a folha de pagamento chega a 68% das receitas, o que comprometeria o limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Acontece que os números foram mais uma vez rebatidos e contestados pelos representantes dos sindicatos, que apresentaram documentos comprovando os gastos reais com pessoal e apresentando inclusive erros absurdos cometidos pelo governo municipal.
Os líderes sindicais mais uma vez reafirmaram que os números apresentados pelo governo municipal não são verdadeiros e a cada momento são divulgados índices diferentes e contraditórios confirmando os erros da equipe da Prefeitura, o que acabou levando com que os trabalhadores não mais acreditassem nas planilhas apresentadas pelo prefeito Jabes Ribeiro. O governo chegou a propor a criação de duas comissões, sendo uma para avaliar a situação financeira do município e a segunda para tratar do transporte coletivo, além da sugerir um pacto entre o município e a sociedade civil organizada. Os líderes sindicais afirmaram que aceitam firmar o pacto, desde que os haja transparência e credibilidade.
Mas enquanto o prefeito não apresentar um índice de reposição salarial, os trabalhadores de todas as categorias de servidores públicos municipais de Ilhéus permanecerão em greve por tempo indeterminado. A categoria decidiu manter apenas o percentual de serviços essenciais em funcionamento e realizará uma assembleia com todos os servidores nesta terça-feira (23) às 8 horas da manhã, em frente ao Palácio Paranaguá, para decidir sobre os rumos da greve. Participam do movimento de greve os servidores dos setores de saúde, educação, serviços públicos, agentes de trânsito e guarda civil municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...