quarta-feira, 17 de julho de 2013

BAHIA: CRESCE O NÚMEROS DE POLICIAIS MILITARES AFASTADOS POR DISTÚRBIOS MENTAIS

policiaConvívio direto com os casos mais variados de violência, risco de vida, pressões de superiores e da sociedade, dentre outros casos podem ser a causa de um dado intrigante: Na Polícia Militar da Bahia, 40% dos servidores afastados por problemas de saúde apresentaram distúrbios mentais e de comportamento.
De acordo com dados do Centro de Perícias Médicas Militares (CPMM), entre 2008 e 2012, a PM-BA registrou 184 afastamentos definitivos e temporários.
Uma reportagem publicada no jornal Correio mostra que os casos de síndrome do pânico, tensão pós-trauma, transtornos compulsivos e depressão se multiplicam e são cada vez mais comuns. Pelo menos cinco PMs que tentaram suicídio estão atualmente em tratamento no Serviço de Valorização Profissional (Sevap), responsável pelos atendimentos psicológicos na corporação.
Nos números não estão contabilizados os 27 encaminhamentos para atendimentos psiquiátricos em instituições externas. Como não há psiquiatras na PM, eles são levados para locais como o Núcleo de Atendimento Psicológico da Secretaria da Segurança Pública (Nead), Sanatório São Paulo e algumas fundações.
“A quantidade de profissionais não comporta. São casos difíceis e crônicos, que duram quatro, cinco meses de tratamento”, afirmou o major Antônio Honorato Barbosa, que assumiu a coordenação do Sevap há cerca de dois meses. “Por isso, nossa prioridade é sanar as demandas organizacionais. Mandar o policial para a clínica só em último caso”, admite.
Na última sexta-feira (12) um PM lotado na 17ª Companhia Independente (CIPM/Uruguai) depredou um carro e um ônibus na Avenida Joana Angélica, em Salvador. Ele se descontrolou e passou a dar socos e pontapés no parabrisa do veículo de transportes de passageiros. O soldado foi encaminhado para a 1ª Delegacia, nos Barris, e em seguida apresentado à Junta Médica de Saúde da PM. 
Em nota, a instituição informou que ele já havia dado entrada na Junta Médica anteriormente e, neste momento, “se encontra afastado das atividades operacionais e administrativas em decorrência de tratamento psiquiátrico a que está submetido”.
Postado no Ilhéus 24H

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...