sexta-feira, 31 de maio de 2013

Garota de 12 anos grávida do primo enfrenta situação de risco.

Menina é de Sátiro Dias e corre risco de morte. 
Uma menina de 12 anos, residente no município de Sátiro Dias, a 205 km de Salvador, engravidou do primo de mesma idade. No sexto mês de gestão, a criança corre risco de morte. Segundo a tia da garota, Luzimara Chavier "eles foram criados juntos. Sempre brincaram e jamais imaginávamos que isso pudesse acontecer. As mães do dois são viúvas, têm outros filhos e deixavam os dois com os mais velhos para trabalhar e sustentar a família. Nem acreditamos quando a gente soube do bebê". 
Ainda segundo Luzimarina, a maternidade de Sátiro está fechada e, por isso, a sobrinha está com ela em Porto de Sauípe, povoado de Entre Rios.  O Conselho Tutelar do município informou que recebeu a denúncia no dia 23 e que já estamos tomando providências sobre o caso. 
A médica obstetra, Itana Passos, do Iperba, uma maternidade estadual que mantém um programa voltado para adolescentes grávidas, diz que este tipo de gestação exige acompanhamento especial.
“Em um pré-natal normal preconiza se fazer três ultrassonografias, pelo menos, durante toda a gestação. Em uma criança dessa idade é importante que se faça mais, para se fazer um acompanhamento do crescimento fetal intrauterino, se está um crescimento adequado pra cada mês de gestação”, destacou a médica.
No Brasil, dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) mostram que a maioria das mães solteiras é do interior do Nordeste e tem entre 10 e 14 anos. 25% das meninas entre 15 e 17 anos que deixam a escola o fazem por causa da gravidez, que assim vem se tornando a maior causa de evasão escolar. A gravidez precoce e suas complicações são a principal causa de mortalidade entre adolescentes do sexo feminino de 15 a 19 anos.
Na Bahia, em 2011, cerca de 46.611 crianças e adolescentes, entre 10 e 19 anos, deram a luz em hospitais públicos. Em 2012, foram 40.350, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB).  Com informações do G1 e site Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...