terça-feira, 23 de abril de 2013

Saudações a São Jorge pela proteção ao município de Ilhéus

O dia 23 de abril é feriado municipal em Ilhéus. A data comemora o transcurso do Dia de São Jorge, padroeiro da cidade desde que ela foi fundada como Capitania Hereditária. A programação dos festejos inclui a missa solene na igreja matriz, às 9h30, concelebrada pelo bispo diocesano Dom Mauro Montagnolli, em conjunto com os padres da Diocese de Ilhéus - que completa seu centenário este ano, e a procissão de fé, a partir das 16h30, com percurso nas principais ruas do centro histórico da cidade.  
O novenário de São Jorge teve início no último dia 14, com uma grande carreata, que percorreu as principais ruas e avenidas da zona urbana de Ilhéus, seguido da celebração diária de missas, sempre às 19 horas. No último sábado, 20, o prefeito Jabes Ribeiro e o vice Carlos Machado prestigiaram a novena, acompanhados de secretários municipais, na noite de oração dedicada aos serviços e servidores públicos.
Também nesta terça-feira, dia 23, haverá queima de fogos, a partir da meia-noite, e celebração de missa, às 7 horas, com a participação do grupo de Canto do Outeiro. A Igreja Matriz de São Jorge fica localizada na Rua Conselheiro Dantas, centro da cidade, e é um dos atrativos turísticos da cidade. Ao lado da igreja funciona um museu de arte sacra, considerado o mais importante do Sul da Bahia.
Centenário – O pároco de São Jorge, padre Edmílson Vivas, enfatiza que este ano a festa do padroeiro integra a programação comemorativa dos 100 anos da Diocese de Ilhéus. Em virtude disso, o tema central do novenário de São Jorge é “Jubileu da Diocese de Ilhéus, Cem Anos de História à Luz da Fé no Deus Uno e Trino”. Segundo ele, as comemorações reúnem representantes de todas as zonais e paróquias que compõem a diocese ilheense.
Os festejos oficiais do centenário incluem também a Semana Missionária Jovem, de 17 a 20 de julho, em todas as paróquias; o Dia do Padre, 4 de agosto, em Ubaitaba (zonal leste); a Semana Social Diocesana, dentro da 5ª Semana Social Brasileira, de 19 a 21 de setembro, em Ilhéus, (zonais centro sul e centro norte) e a Celebração do Centenário, no dia 20 de outubro, na praça Dom Eduardo, em Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...