segunda-feira, 15 de abril de 2013

Crime Hediondo no CAIC de Ilhéus

Crimes hediondos são os crimes entendidos pelo Poder Legislativo como os que merecem maior reprovação por parte do Estado. No Brasil, encontram-se expressamente previstos na Lei nº 8.072/90. Portanto, são crimes que o legislador entendeu merecerem maior reprovação por parte do Estado.

Os crimes hediondos, do ponto de vista da criminologia sociológica, são os crimes que estão no topo da pirâmide de desvalorização axiológica criminal, devendo, portanto, ser entendidos como crimes mais graves, mais revoltantes, que causam maior aversão à coletividade. Segundo Fátima Aparecida de Souza Borges, são hediondos os crimes cuja lesividade é acentuadamente expressiva, ou seja, crime de extremo potencial ofensivo, ao qual denominamos crime “de gravidade acentuada”. Diante de tal afirmação acima a cerca do que é crime hediondo, que me sinto na obrigação de caracterizar como crime hediondo a barbárie que fizeram e vem fazendo nas salas da educação infantil do CAIC de Ilhéus, nesse ultimo final de semana não foi diferente, adentraram em mais uma sala da educação infantil do CAIC em Ilhéus e perversamente destruíram tudo que encontraram pela frente, os materiais das crianças, que os pais assalariados suaram para comprar, as carteiras e mesas que durante anos servem as crianças das comunidades Hernani Sá, Nossa Senhora das Vitorias, Nelson Costa e adjacências, filtro de agua que muitas vezes são os professores que em vaquinha compram para não ver as crianças bebendo água sem filtrar, tudo foi acometido de vandalismo, diante da cena, deduz-se que um animal voraz executou sem nenhuma defesa, sem nenhuma compaixão, desferindo no coração de cada criança, de cada pai, de cada mãe, de cada educador, de cada cidadão uma punhalada de ódio, de sofrimento e de falta de amor a vida, esse é o sentimento que alguém que pratica tamanha atrocidade quis plantar em nossos corações. 

Sem dúvidas que as imagens falam mais que quaisquer palavras descritas aqui. Não podemos deixar aqui de registrar que a guarda estava de plantão, segundo informações são dois homens por turno ( trabalham desarmardos), existe também no local a segurança eletrônica que é custeada pelo município segundo funcionários do CAIC. Resta saber se foi feito um Boletim de Ocorrências pela Guarda em serviço, se a empresa que presta serviço de segurança eletrônica esteve no local se acionou a Policia Militar, também se fez o seu Boletim de ocorrências, se a direção já prestou queixa crime a respeito do ocorrido, se a policia já tem alguma informação a respeito do ultimo ocorrido na mesma escola. 

è preciso que o município através da pasta da educação se manifeste a respeito da ultima reforma feita no local, que segundo informações consta de uma ação judicial movida pela juíza da Vara da Infância e Juventude do município de Ilhéus, estimulada pelo Ministério Público e que o réu (Município de Ilhéus) Assumiu a responsabilidade de reformar em 06 (seis) meses o CAIC e outras cinco escolas, sob pena de pagar a justiça o equivalente a R$ 5 milhões de reais em multa. "Muda-se a gestão mais o município continua réu, para tanto cabe a justiça e ao Ministério Público a competência de fazer valer o que judicialmente se firmou." A sociedade Ilheense aguarda da Policia criminalística e investigativa por resultados positivos em relação a mais esse Crime Hediondo cometido contra a educação infantil do nosso município, também das autoridades judiciais e o Ministério Público investigação sobre a reforma que ocorreu no CAIC no ano de 2012, conforme licitação de 02 de agosto de 2011 no valor de aproximadamente R$ 572 mil reais para o devidos fins que as licitou.

Fotos:

 Cadeiras quebradas
 Cadeiras e mesas quebradas
 Materiais das crianças utilizados para pixar o chão da sala
 
 Todo material das crianças que os pais trouxeram para o ano letivo, foram jogados e amontoados no chão
 ameaça resgistrada no espelho do banheiro da sala arrombada
 mais material jogado ao chão
 
 
 
 
 Material que serviriam para as crianças desenvolverem suas atividades durante o ano letivo
 Material que sobreviveu a esse brutal crime na Educação Infantil
 
 vidros da janela quebrada e cola derramada pela area externa da educação infantil
 mesas com tinta derramadas
 
 
 vandalismo total tanto no material como nos equipamentos das crianças usarem
 vidraça quebrada
 
 
 
 
 
 Barra de ferro encontarda no local
 Filtro de água que servia para as crianças beberem tratada
 restos de carteiras destruidas
  A herança maldita desse malfeitor de crianças, que fica registrado na mente de cada ser humano que adentra a sala que fora arrombada.


Um comentário:

  1. Trabalhar desarmado não é motivo para excluir a responsabilidade dos guardas, que no dia do crime estavam de plantão no CAIC, pois no minimo deveriam ligar pedindo reforço policial.

    ResponderExcluir

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...