sábado, 23 de março de 2013

Meia-passagem de ônibus aos domingos vigora dia 31

Davi Lemos*
  • Joa Souza | Ag. A TARDE
    Uma parte significativa dos usuários utiliza, aos domingos, os coletivos para atividades de lazer
Uma ótima notícia para quem gosta de fazer aquele passeio aos finais de semana com toda a família. A partir do próximo dia 31,  cerca de 500 mil usuários do sistema de ônibus urbanos em Salvador pagarão meia-passagem aos domingos, ou seja: R$ 1,40. O desconto só valerá  para quem pagar  em dinheiro.

O prefeito ACM Neto confirmou, na quinta-feira, 21, a informação. Desta forma, o prefeito cumpre uma promessa de campanha. A medida  faz parte do pacote que o Palácio Thomé de Souza prepara  para celebrar os 464 anos de Salvador, em 29 de março.

O superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), Horácio Brasil, disse esperar que este seja um primeiro passo para melhorar o serviço à população. O representante das empresas de ônibus não levantou a possibilidade de haver, em um primeiro momento, majoração na tarifa cobrada aos passageiros, hoje em R$ 2,80.

No entanto, Brasil não descarta a possibilidade de repassar ao usuário o valor desta conta quando houver o próximo reajuste. O prefeito ACM Neto também garantiu que não haveria reajuste na tarifa em 2013.

Horácio Brasil explicou que, com a futura implantação dos corredores preferenciais para os coletivos, deve aumentar a produtividade das linhas, o que compensará a cobrança da meia aos domingos. Ele apontou, ainda, que o movimento de passageiros aos domingos  é menor, o que não afetaria drasticamente as finanças do setor.

A assessoria de comunicação do Setps reiterou que um reajuste de tarifa não foi sequer aventado nas negociações com a Prefeitura de Salvador que antecedem o início do benefício dominical aos usuários do transporte.

Segundo o Setps, ainda não é possível dizer se haverá aumento da frota disponibilizada aos domingos. O Sindicato dos Rodoviários informou que, nos moldes atuais, há uma redução de 30% da frota, aos sábados, e de 50%, aos domingos.

De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), o serviço público de transporte da cidade conta com 2.528 ônibus, que transportam, em média, 36 milhões de passageiros por mês. O órgão não informou qual é a redução da frota nos finais de semana nem mencionou projeções para depois do dia 31.

Horácio Brasil argumentou que é difícil prever o movimento de passageiros aos domingos. "Quando há sol, verifica-se um movimento maior em direção às praias. Quando está nublado, há movimento maior no miolo", apontou.

*Colaboraram Meire Oliveira e Maíra Azevedo
Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde de sexta-feira, 22, ou, se você é assinante, acesse aqui a versão digital.
Fonte Atarde On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...