sábado, 23 de fevereiro de 2013

Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus promove palestra sobre medidas socioeducativas para adolescentes

 
A atividade foi ministrada pelo secretário Jamil Ocké
 A Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS) promoveu na última quinta-feira, 21, na sede do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), uma palestra sobre medidas socioeducativas para os adolescentes que cumprem este tipo de sentença por determinação da Vara da Infância e do Ministério Público. A atividade foi ministrada pelo secretário Jamil Ocké, pela diretora do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), em Ilhéus, Sayonara Machado, e pelo empresário Rômulo Nunes.
A palestra teve por objetivo informar os jovens sobre a necessidade da formação profissional como instrumento de cidadania. Saynora Machado falou para os adolescentes sobre a importância da organização dos documentos sempre atualizados, e do cadastramento no Sistema Nacional de Emprego (SINE) para a conquista da primeira ocupação.  Já o empresário Nunes, estimulou os jovens a nunca desistirem dos sonhos e buscarem motivação para realizá-los. “Vocês devem priorizar todas as oportunidades que lhes forem oferecidas”, comentou.
Durante o evento, o secretário Jamil Ocké informou que através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a SDS irá ofertar, 40 vagas para o curso de Encanador Instalador Predial, que será realizado na sede do programa.
De acordo com Ocké, essas são áreas promissoras no município. “A crescente construção de prédios e empreendimentos na cidade vai aumentar a demanda por profissionais qualificados para a realização deste serviço”, observou. O secretário também informou que a SDS promoverá outras oportunidades. “Esse é o primeiro de muitos cursos que serão ofertados pela secretaria a este público que precisa da formação profissional também como uma forma de reinserção na sociedade”.
Creas  Localizado na Av. Uberlândia nº 555, no bairro do Malhado, o Creas Medidas Socioeducativas conta hoje com cerca de 89 adolescentes que estiveram em confronto com a lei, e cumprem medidas socioeducativas em liberdade assistida.
O programa do Governo Federal oferta serviços especializados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto).
O serviço ofertado por este programa busca auxiliar na recuperação e resgate de jovens infratores e incentivar a população a combater o consumo de drogas, na adolescência, e a marginalização. As atividades exercidas pelo Creas devem ser desenvolvidas de modo articulado com toda rede socioassistencial além de órgãos da defesa de direitos e das demais políticas públicas.

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...