terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

José Arimatéia mantém na presidência da Comissão de Saúde

Por: Luiz Fernando Lima (twitter: @limaluizf) Postado no Bocão News
O deputado estadual José de Arimatéia (PRB) conseguiu manter a presidência da Comissão de Saúde e Saneamento Básico da Assembleia Legislativa. Os dois primeiros anos do parlamentar à frente do importante núcleo temático foram marcados por diversas ações que trouxeram resultados interessantes para o agrupamento.

Ainda em dezembro, o deputado foi um dos poucos que se dedicaram a apresentar relatório atividades do biênio. Na ocasião declarou que o mandato se concentrou em uma causa cidadã. “Os debates foram ampliados e resolvemos nos debruçar sobre os problemas que a Bahia enfrenta nessa área. Ultrapassamos as limitações do Estado – que faz malabarismos para colocar a saúde no lugar –, e fortalecemos a saúde preventiva”, relatou Arimatéia.

Durante esse período foram 10 projetos de leis apresentados, 21 visitas externas ás unidades de saúde do Estado da Bahia e comunidades, além de sete audiências públicas, a mais recente delas sobre Anemia Falciforme - doença genética que atinge boa parte dos afrodescendentes. Um debate que abordou os agravos mais prevalentes na saúde dos negros, em 20 de Novembro, celebração ao Dia da Consciência Negra. Outras tantas sobre os parkinsonianos, transplantados e o funcionamento dos hospitais públicos.

A luta foi fortalecida com a inserção da Bahia na campanha nacional “Assine+Saúde”, para garantir maiores investimentos fixos do governo federal no setor, apontada pelo parlamentar como umas das saídas para sermos agraciados com um serviço público de qualidade. A mobilização suprapartidária teve início no estado em novembro, de 2012, e já conta com diversos pontos de recolhimento de assinaturas na capital e no interior. Entre eles, a Assembleia Legislativa da Bahia, Câmaras Municipais de Vereadores e Salvador e Feira de Santana, hospitais estaduais, e locais onde apresentam grande afluência de pessoas.

Outro ponto importante é que o deputado Arimatéia realizou, no ano passado, uma audiência pública no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia com o único objetivo de garantir o direito dos animais. O Colegiado levantou a bandeira do respeito e da responsabilidade por se tratar de seres vivos – até o controle de zoonose na prevenção de doenças. Por reconhecer, que atualmente existem mais de 100 mil animais abandonados na capital baiana o parlamentar sugeriu através de indicação ao Governo do Estado a implantação de um Hospital Público Veterinário.

A expectativa é que a comissão permanente contribua para dar as respostas esperadas a problema da área. O cumprimento da jornada de trabalho pelos médicos, enfermeiros e profissionais da Saúde está na ordem do dia; o acompanhamento e fiscalização das parcerias público-privadas anunciadas pela gestão estadual; o controle de gastos com pessoal e a exigência de concursos também podem e devem ser acompanhadas pelo parlamentares, principalmente, pela comissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...