sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Prefeito homenageia Demosthenes Berbert com a Comenda de São Jorge dos Ilhéus



 




 O Prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, outorgou, nesta sexta-feira, a Comenda do Mérito da Ordem de São Jorge dos Ilhéus – a mais alta honraria concedida pelo Município – a Demosthenes Berbert de Castro, jornalista, ex-vereador (1963-67) e uma das principais lideranças da luta pela construção do Porto do Malhado. A homenagem póstuma foi realizada às 9 horas, no salão nobre do Palácio Paranaguá, com a presença da viúva de Demostinho (como era conhecido), Vitória Lima Berbert de Castro, o vice-prefeito Carlos Machado, o vice-presidente da Câmara, Fábio Ferreira Menezes, secretários municipais, os presidentes da Sub-seção da OAB, da Academia de Letras e do Sindicato dos Estivadores de Ilhéus, respectivamente Marcus Flávio Rhem, Arléo Barbosa e Emerson Tavares, vereadores Ivo Evangelista, Luiz Carlos Santos, Raimundo do Basílio e Roque do Sesp, entre outras autoridades e convidados.



 A outorga da Comenda de São Jorge dos Ilhéus, através do Decreto 024/2013, marcou o início das comemorações pelo centenário de nascimento de Demosthenes Berbert de Castro, no dia 27 de janeiro próximo. Jornalista e cronista esportivo, Demostinho participou do movimento antinazista durante a II Guerra Mundial, foi assessor do prefeito Mário Pessoa, fiscal federal de ensino e diretor do Instituto Municipal de Educação. Além da campanha pelo porto de Malhado, liderou também as propostas de construção das estradas Ilhéus-Buerarema e Ilhéus-Canavieiras. 


Reconhecimento - Na oportunidade, o prefeito Jabes Ribeiro declarou que a justa homenagem a Demosthenes Berbert é um reconhecimento do povo ilheense pela importante contribuição ao desenvolvimento do Município. Além da medalha, ele entregou à representante da família o diploma e o decreto alusivos à  Comenda de São Jorge dos Ilhéus, que foi criada pela lei 2.191, de 21.08.1985, por iniciativa do então prefeito Jabes Ribeiro, em seu primeiro mandato, cujo objetivo é “agraciar pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que hajam contribuído para o desenvolvimento do Município de Ilhéus ou do seu povo; ou que, por mérito, se tenham tornado dignas do reconhecimento do Poder Executivo Municipal”.



Ao agradecer a homenagem, em nome de toda a família, Vitória Berbert destacou a postura democrática do prefeito Jabes Ribeiro e a emoção que sentia pelo reconhecimento às lutas travadas por Demosthenes, que durante toda a vida fez questão de demonstrar o seu grande amor por Ilhéus. Ao finalizar, ela leu trechos de uma das edições do boletim “Creio em Ti meu São Jorge dos Ilhéus”, editado pelo próprio homenageado, que o imprimia e distribuía à população e autoridades com o objetivo de defender os interesses do Município.  

Secretaria de Comunicação Social (Secom).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...