sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Em Ilhéus, mais de 300 pessoas já se inscreveram nos cursos do Pronatec

 
 

Mais de 300 pessoas já se inscreveram nos cursos profissionalizantes que serão desenvolvidos, em Ilhéus, como resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Instituto Federal da Bahia (IFBA). Ao todo, a iniciativa está oferecendo 1.450 vagas para um total de 19 cursos, que serão ministrados na sede do IFBA, localizada na rodovia Ilhéus/Itabuna (BR-415). As inscrições tiveram início nesta quinta-feira, 23, e seguem até o próximo dia 7/02 de segunda a sexta-feira, sempre das 8 às 13 horas, na sede SDS, (localizada na rua Mário Alfredo, s/n, na avenida Itabuna).

O cidadão Jânio Rocha, 35, morador do bairro de Hernani Sá, efetuou nesta quarta-feira, 25, a inscrição no curso de Assistente de Operação de Logística Portuária. Para ele esta é uma área promissora no município e o aperfeiçoamento profissional é o melhor caminho para aproveitar os investimentos que a cidade receberá nos próximos anos.  “Escolhi este curso em função da realidade de Ilhéus, que já tem um porto e, agora, prepara-se para receber outro”, diz, referindo-se à instalação do futuro Porto Sul. Já Silene Maria, de 30 anos e que mora no Teotônio Vilela, escolheu o curso de ‘Montador e Reparador de Computadores’. “Acho que essa é uma das áreas mais promissoras de Ilhéus. Além de já possuir um polo de informática, a cidade deve receber muitas empresas nos próximos anos”, espera.

O principal objetivo do Pronatec, programa executado pelo governo federal no âmbito do Plano ‘Brasil Sem Miséria’, é ampliar a oferta de cursos de educação tecnológica e profissional, aumentando, dessa forma, as chances de inserção dos participantes no mercado de trabalho. A coordenadora do Pronatec na secretaria, Cristiane Almeida, informa que o trabalho também está sendo executado pelos centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Barra, Teotônio Vilela, Olivença e Nossa Senhora da Vitória, além da entidade Ação Solidária Pedro Farias, sediada no alto do Basílio, e das associações de moradores do Ilhéus II e do alto do Carvalho.

Cristiane Almeida ressalta que os interessados devem comprovar, no mínimo, o ensino fundamental incompleto. Além disso, continua, para efetuar a inscrição, é fundamental a apresentação das cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, RG, comprovantes de residência e escolaridade, número de Identificação Social (NIS), Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). “É importante acrescentar que os cursos têm duração de até três meses e que os alunos receberão uma Bolsa Formação no valor de R$ 9, por dia, para custear despesas com lanche e transporte”, enfatiza.

Cursos – Com carga entre 180 e 200 horas, os cursos oferecidos são os seguintes: Assistente de Planejamento e Controle de Produção, Agente de Alimentação Escolar, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Assistente de Operação de Logística Portuária, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Fiscalização Ambiental, Camareira em Meios de Hospedagem, Condutor Ambiental Local, Costureiro Industrial de Vestuário, Desenhista da Construção Civil, Desenhista de Topografia, Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos, Espanhol Básico, Fotógrafo, Inglês Aplicado a Serviços Turísticos, Inglês Básico, Vendedor, Operador de Computador e Montador e Reparador de Computadores.

O secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, entende que a qualificação profissional da população é uma meta a ser perseguida por qualquer governo. Segundo ele, a parceria entre a Prefeitura, Pronatec e IFBA vai garantir, para os alunos, uma formação profissional capaz de aumentar, de forma significativa, suas chances de absorção pelo mercado de trabalho. “Além disso, as empresas que já estão em Ilhéus e as que estão por vir também serão beneficiadas, uma vez que poderão contar com uma mão-de-obra mais qualificada”, completa o secretário. 

Secretaria de Comunicação Social (Secom).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...