segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Deputado Jutahy Magalhães Junior sofre por corrente de emails há 13 anos

Boato foi desmentido, mas até hoje possui grande repercussão
Todos, ou quase todos que usam a internet com frequência, já estão acostumados com os boatos que nela circulam com a desenvoltura que só um meio tão livre de controles pode ter. Essa característica transforma a internet, uma ferramenta de pesquisa insuperável, também no maior instrumento propagador de boatos em nível planetário.
E não são apenas as ‘lendas urbanas’ que se espalham pela rede, ou os textos literários atribuídos a Gabriel García Márquez ou ao Verissimo, ao Jabor, ou qualquer outro.  Existem circulando pela rede inúmeros boatos políticos, teorias conspiratórias que não passam de histórias mentirosas.
Exemplo disso é que circula na internet desde maio de 2000, um boato envolvendo o nome do Deputado Jutahy Junior. A “corrente de perseguição” fala que o deputado é autor de um projeto de lei que legaliza a corrupção.
Acessando o link abaixo é possível ver além da falsa mensagem a respeito do projeto de lei, algumas manifestações a respeito do tema.
O comentarista político Franklin Martins, pena há anos com um artigo que circula na rede atribuindo a ele críticas severíssimas ao deputado Jutahy Junior, que estaria tentando aprovar um projeto para impedir o Ministério Público de investigar o Executivo.
O texto parece um panfleto que teria sido lido por Franklin na CBN, onde ele conclama seus leitores a espalhar a acusação por toda a rede ‘para acabar com mais essa maracutaia’. Nem Franklin escreveu isso, nem Jutahy propôs tal lei. O próprio Franklin, desmentiu essa informação ainda em maio do ano de surgimento da história.
jutahy
Há treze anos vítima dessa perseguição cibernética, o deputado Jutahy Magalhães Junior publicou uma nota oficial, em que se explica e ainda coloca-se à disposição para maiores esclarecimentos.
Parte da nota diz:
“Este texto é considerado uma das maiores farsas da internet e está circulando desde maio de 2000, sendo imediatamente desmentido na revista VEJA pelo jornalista Franklin Martins (31.5.2000). Sobre esse mesmo assunto, o jornalista Merval Pereira publicou um artigo no jornal O Globo (12.10.2003) desmentindo a farsa. O Observatório da Imprensa reafirma o absurdo desse boato.
Todos que estão nessa corrente de boa-fé podem pesquisar no GOOGLE e constatar que não passa de calúnia e difamação contra mim.
JUTAHY MAGALHAES JUNIOR”

Para um projeto ser aprovado na Câmara dos Deputados, são necessários 257 votos favoráveis. Além de não existir o projeto, seria impossível a sua aprovação.
Fonte Varela Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...