sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Dengue: Secretaria adia início do Lira em Ilhéus

O início do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira), previsto para começar na última segunda-feira, 21, foi adiado por conta da paralisação dos servidores. Em reunião com o Sindicato dos Servidores Municipais de Ilhéus (Sinsepi), a secretária Ledívia Espinheira, fez um apelo à classe, sem sucesso, para que o levantamento ocorresse normalmente. Contudo, a Secretaria Municipal de Saúde está com toda logística e esquema de operacionalização devidamente organizados para o inicio da ação, tão logo os servidores retornem ao serviço. Segundo a gestora, os altos índices de infestação de dengue apresentados pelo município é uma preocupação da secretária, que persiste tentando sensibilizar o setor para que a pesquisa comece o mais breve possível.

Os dados coletados pelo Lira permitirão direcionar as ações de combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue, reduzindo os riscos de contaminação da população.  Ledívia Espinheira destacou a importância do levantamento quantitativo para a sociedade. “A realização do levantamento é fundamental porque Ilhéus, seguramente, vive risco de dengue com circulação de novos vírus. Então esse levantamento é importante para que a gente possa garantir ações concretas para tentar minimizar essa possibilidade”.

De acordo com a tabela do LIRA do Ministério da Saúde, de 0 a 1% tem-se um índice considerado aceitável de infestação. De 1 a 3,9%  apresenta estado de alerta, e acima de 3,9% índica situação de risco. Em outubro do ano passado, Ilhéus apresentou incidência de 6,3%. Desde então, nenhum levantamento foi realizado para detectar a verdadeira situação de infestação do município. “Estávamos em risco, em outubro, naquela época e nada foi feito. Os profissionais não tinham materiais para trabalhar. Nós agora, para esse Lira, temos tudo disponibilizado, material, carros, fichas e todo o suporte necessário para atender as necessidades dos agentes”, afirmou Ledívia. 

A secretária destacou que é importante o cidadão receber as visitas dos agentes de endemias em sua residência para a realização das vistorias e coleta de dados. “Somente através das visitas domiciliares nossos agentes podem detectar o índice de infestação na cidade”, explicou Ledívia Espinheira, informando ainda que campanhas de conscientização e educação para auxiliar a população no combate a dengue serão outras medida adotas para coibir a proliferação do Aedes Aegyti.

Secretaria de Comunicação (Secom).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...