terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Comissão fará acompanhamento ambiental do Complexo Intermodal de Ilhéus

 Foto: Roberto Santos
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, determinou a criação de uma comissão para acompanhar as questões ambientais que envolvem os projetos de investimento do Complexo Intermodal de Ilhéus (Porto Sul, Ferrovia Leste Oeste, ZPE e aeroporto). A comissão é formada pelos secretários municipais de Planejamento, Tecnologia e Orçamento, Joaquim Bastos, Meio Ambiente e Urbanismo, Antonio Vieira, e Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli.
“O prefeito Jabes Ribeiro recomendou o acompanhamento técnico permanente do impacto ambiental de todos os projetos do Complexo Intermodal. Para isso, estaremos observando, por exemplo, os estágios da obra de construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), com ênfase para os quatro lotes que estão localizados diretamente na área de influência de Ilhéus e da região”, ressalva Joaquim Bastos.
De acordo com o secretário, uma das primeiras ações da comissão será a demarcação da área que estará sob a influência do novo equipamento, utilizando a planta da Ferrovia de Integração Oeste-Leste. “No bojo desse trabalho, que futuramente também envolverá o porto sul e o aeroporto, estaremos atentos às implicações ambientais, sem, entretanto, esquecermos dos aspectos sociais e econômicos”, acrescenta o secretário.
Complexo - O Complexo Intermodal de Ilhéus integra o Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e envolve a implantação do Porto Sul, no distrito de Aritaguá, e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que ligará Ilhéus a Figueirópolis, no Estado do Tocantins, além da construção de um aeroporto internacional e de uma ZPE - Zona de Processamento de Exportação.  
Na última quinta-feira, dia 24, Jabes Ribeiro recebeu a visita do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, do presidente da Valec (empresa pública responsável pela construção da ferrovia), Josias de Souza Sampaio, e dos secretários executivos do ministério, Miguel Masela. O encontro serviu para avaliação da obra de construção da ferrovia.
Por outro lado, o vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio, Cacá Machado, acompanhado dos titulares das secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo, Antônio Vieira, de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, e de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, participaram da audiência pública sobre o Projeto Vale do Rio Pardo, também na última quinta-feira, no Centro de Convenções de Ilhéus. Na oportunidade, foram discutidas as questões socioambientais do projeto da SAM (Sul Americana de Metais), empresa que pretende implantar um mineroduto em Grão Mongol, norte de Minas Gerais, e escoar a produção de minério pelo futuro Porto Sul.

Secretaria de Comunicação (Secom).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...