quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Comentando o Secretariado de Ilhéus

Do Blog do Israel Nunes

Jabes Ribeiro anunciou hoje o seu futuro Secretariado. Não se agrada a todos, é óbvio.
Entre críticas e elogios, também tenho o direito de colocar as reflexões pessoais. Os nomes, que me escuso de mencionar para não ser repetitivo, todos já conhecem.
Basta de suspense.
Na política, não se faz o melhor dos mundos, mas o melhor dos mundos possível.
O Município de Ilhéus está combalido financeiramente. Não há possibilidade de contratar, como pretendem alguns, os melhores técnicos existentes, por uma razão simples: o Município não cobre os salários pagos pelo mercado. Seria necessário exigir uma abnegação e um sacrifício pessoal e familiar imenso, por exemplo, para trazer certos profissionais existentes dentro de Ilhéus mesmo para uma Secretaria, fazendo-os largar suas colocações regulares e bem-remuneradas.
De outro lado, só ser técnico não basta. É preciso fazer política, sobretudo a boa política, tendo uma interlocução com as esferas federal e estadual, a fim de trazer recursos indispensáveis à viabilização de projetos.
Assim é que na Secretaria de Turismo, por exemplo, seria necessário alguém com interlocução com a Secretaria Estadual de Turismo. E, ao que me consta, isso foi feito.
Igualmente para a Secretaria de Pesca, onde foi inserido um quadro partidário da mesma base do Ministério respectivo.
Há, por óbvio, Secretarias em que o aspecto técnico prevalece, como a de Educação, Saúde, Urbanismo, Planejamento e Finanças.
Há outras em que prevalece o critério político, como a de relações institucionais.
No quadro geral da ampla base aliada com que o Prefeito Jabes Ribeiro e o vice Cacá se elegeram, o Secretariado escolhido a dedo pelo futuro chefe do Poder Executivo representa o melhor que ele tinha à disposição, segundo as circunstâncias políticas existentes.
Todos têm o direito de criticar e as críticas já eram esperadas, pois, quaisquer que fossem os nomes, não se agrada a todos, sobretudo aos adversários.
Agora, é torcer a favor, por uma questão de humanidade. Não pelos Secretários, é óbvio. Por Ilhéus.
Mas, uma advertência: ao que tudo indica, aquele que não se sair bem, será exonerado. Jabes já sinalizou que não deixará o Governo e o povo agonizando até o final para não desagradar aliados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...