terça-feira, 13 de novembro de 2012

Restam três vagas para a Série A e o título é improvável, infelizmente

Blog do Torcedor
por Diego Barbosa |

Penso que nem Freud explica o que houve com o Vitória...
O Goiás garantiu o acesso para a Primeira Divisão. O nosso Vitória, o Cricri, o Atlético Paranaense e o São Caetano brigam pelas últimas três vagas. O ECV, mais uma vez, “levantou defunto” ao perder para o rebaixável Guaratinguetá, assim como tinha occorrido na derrota para o Bragantino.

A vitória diante do América Mineiro, com uma boa atuação (fora o susto ao deixar o time mineiro encostar no placar), na estreia do técnico PC Gusmão, me fez acreditar que tudo estaria tranquilo, que ganharíamos do Guaratinguetá, conseguiríamos o acesso logo e brigaríamos pelo título até o final. Gusmão deu novo ânimo aos jogadores (incrível como entrar para a história do Clube não era suficiente para animar o time), soube ser duro e assumiu o comando de fato, sem se indispor com a boleirada. A resposta foi imediata e o time conseguiu a vitória, jogando com uma postura mais próxima da necessária e cobrada pela torcida. A decisão de concentrar o elenco no interior de São Paulo foi acertada pois afasta os barqueiros da farra e deixa o time junto, trabalhando forte e descansando no horário, focado (pelo menos é o que se espera) nos objetivos.

Infelizmente, o time deu mole novamente, perdeu para um adversário bem mais fraco e adiou a subida para as próximas rodadas. O problema é que todos os resultados dos concorrentes foram desfavoráveis, o ECV caiu para quarto e o São Caetano encostou perigosamente. Pela primeira vez no campeonato, a ameaça de não subir é real, apesar de o Vitória depender somente dele ainda. Para nossa sorte, os times que estão na briga jogam entre si, em alguns confrontos diretos.

Em relação ao jogo contra o Guaratinguetá, tomamos o gol logo no início do jogo, numa falha de Victor Ramos que deixou o atacante cabecear, e não reagirmos no primeiro tempo. Até empatamos o jogo, mas o bandeira incompetente marcou um impedimento absurdo (Élton estava uns dois metros atrás). No segundo tempo, o Vitória permanaceu praticamente todo o tempo no campo de ataque, mas não conseguiu colocar a bola pra dentro, entre gols perdidos e boas defesas do goleiro adversário. O ECV foi um time capenga, só jogava pelo lado direito com Nino, e os atacantes tiveram pouca participação no jogo. Apesar de vários escanteios e faltas a nosso favor, nehuma jogada dessas foi aproveitada e transformada em gol. Contratar um jogador que seja perigoso em bola parada, que bata com capricho, tem que ser prioridade para o ano que vem.

Mas ainda estamos em 2012 e precisamos subir para que 2013 seja um ano melhor, na elite do futebol brasileiro. Um empate hoje seria considerável (bom mesmo seria a vitória) pois nos deixaria com três pontos a mais do que o São Caetano, o que facilitaria mais. É incrível como o Vitória deixou a situação chegar nesse ponto. Lembro que o ECV chegou a ter 13 pontos de vantagem em relação ao quinto colocado, nessa Série B. De time que mais pontuou, num primeiro turno, na história da Segunda Divisão, para uma equipe inconstante no returno, sem conseguir vencer fora de casa (foi a que mais venceu fora, no turno), jogando mal e de forma displicente e, pra piorar, perdendo jogos de confronto direto em casa. A queda de rendimento foi vertiginosa e vergonhosa. Dá até raiva de falar sobre isso…

Toda vez que o Vitória trocou de treinador, venceu o jogo da estreia do novo comandante. Será que vão precisar demitir PC Gusmão para o time vencer o Joinville? Se a solução é essa, demite logo. Vencendo o próximo jogo, demite o técnico substituto de PC e contrata outro pra ganhar do Ceará. Dessa forma, confirmaremos a subida. Tirando a ironia, parece que a única coisa que motiva esses jogadores é a troca de técnico. Derrubaram Carpegiani, ganharam a primeira com o “Papai” Ricardo e depois relaxaram tanto que deram férias forçadas para o “pau pra toda obra”. Gusmão chegou, os jogadores se esforçaram em campo, e o triunfo veio. Agora, apesar da derrota, é PC que vai até o final da Série B, e como bom técnico que é, tem que levar o Vitória para Série A com esse elenco que está aí. Que ele possa identificar os jogadores que queiram jogar, que têm condições físicas, técnicas e psicológicas de estarem em campo e que não amarelem nesses dois últimos jogos.

Uma vaga já foi preenchida: faltam três. Se o meu pensamento, a minha torcida e a minha cobrança aqui no blog eram para o Vitória subir campeão, hoje, diante das circunstâncias, me contentarei e ficarei satisfeito com o acesso. Subir, para a maioria dos times do campeonato, seria muito. Para a torcida do Vitória será o mínimo que esses caras têm que fazer.
Vumbora Vitória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...