sábado, 10 de novembro de 2012

Lideranças comunitárias promovem boas práticas de interação família-escola-comunidade em Ilhéus




Cartilha da Mobilização é apresentada em reunião de pais
na Escola Municipal Cantinho do Recreio, em Ilhéus

As experiências de incentivo à interação família-escola-comunidade desenvolvidas em Ilhéus, no Sul da Bahia, são tema do terceiro relato que compõe a atualização do Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação. Coordenadas por lideranças com forte vínculo comunitário, as iniciativas empreendidas no município com a finalidade de aproximar pais e educadores para que, em conjunto, atuem em prol da melhoria da qualidade da educação, têm alcançado resultados significativos, mesmo sem a participação da gestão do ensino municipal.
Entre outras conquistas, membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus apontam a redução gradativa da resistência dos profissionais da educação em relação à participação dos pais na rotina das escolas; maior aproximação entre pais e educadores; e mudança da dinâmica das reuniões de pais, que têm incluído na pauta a importância dos pais participarem não somente do acompanhamento educacional dos filhos, mas também da cobrança junto ao poder público de elementos ligados à educação de qualidade, como a entrega da merenda escolar dentro dos parâmetros estabelecidos por lei.
Além desses resultados, a parceria pontual com órgãos públicos, como a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério Público, tem sido fundamental para garantir o conjunto diverso de atividades de Mobilização Social pela Educação desenvolvidas em Ilhéus.
As ações locais incluem realização de Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação; disseminação da mobilização social em outros municípios; instituição e lei do Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação; realização de ações de mobilização em escolas e em eventos diversos; formação de universitários para atuarem como mobilizadores; realização de ações intersetoriais com a Saúde; estabelecimento de parceria com o Sindicato de Professores e com o Ministério Público Estadual; e divulgação da mobilização social pela educação na mídia.

Acesse aqui a experiência de Ilhéus (BA) que compõe o Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação e veja quais ensinamentos desse relato podem te auxiliar na replicação dessa prática de incentivo à interação família-escola-comunidade em seu município.
Postado por Maisa Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...