segunda-feira, 29 de outubro de 2012

UMA VISÃO CORONELISTA DA POLÍTICA

 Postado por  C.Bahiana
Gabrielli tem reação revanchista

O governador Jaques Wagner teve postura republicana, ao afirmar que ele e o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto, são adversários políticos, mas serão aliados em benefício da capital. Foi a negação da ladainha repetida ao longo de toda a campanha de Nelson Pelegrino (PT), de que Salvador deveria filiar-se à tese do alinhamento político, sob pena de morrer à míngua.
Discurso estúpido, chantagem barata, um cabresto que o povo não tolerou por se tratar de uma estratégia que representa tudo o que há de mais atrasado, baixo e mesquinho na política.
Em vez de alinhar e correr o risco de gerar um monstro de arrogância e pretensões de onipotência, o povo “desalinhou” e apostou no equilíbrio das forças, que tem o condão de balançar o status quo” e apontar para a mudança. Assim, os de cima repensarão suas atitudes, tentarão identificar equívocos e corrigi-los; os de baixo, com a intenção de elevar-se, farão o possível para aproveitar a chance, com a certeza de que, se decepcionarem, voltarão para o limbo.
Como é saudável certa insegurança para quem detém o poder. É o receio de perdê-lo, o que só a democracia e a possibilidade de alternância proporcionam. O povo não pode ser castigado por exercitar sua liberdade de escolha, conforme ameaçava implicitamente o discurso do alinhamento. Agora, republicana e civilizadamente rechaçado por Wagner (e que não fique apenas na retórica!).
Por outro lado, existem aqueles para os quais a eleição ainda não acabou. É o caso do secretário do Planejamento da Bahia, José Sérgio Gabrielli, que se manifestou em um texto revanchista e infeliz após o resultado das urnas. Mostrou não ter altura (política) suficiente para o cargo que sonha conquistar em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...