quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O PT DE ITABUNA PEDE CONCORDATA

Há muito tempo o deputado Geraldo Simões tem dito para onde o PT de Itabuna deve ir... Merece continuar?

Se houvesse um cadastro positivo na política,  nos moldes do que acaba de ser criado na economia, para facilitar a vida dos bons pagadores, o deputado federal Geraldo Simões (PT) dificilmente faria parte dele. As notícias que o apontam como inadimplente habitual estão associadas à corrosão da imagem e consequente perda de crédito do parlamentar, que já está no SPC da vida pública.

Os credores – ou melhor, eleitores – deixam de confiar naquele que veem como mau-pagador. Prova disso é que nas últimas eleições que disputou para a Câmara Federal (2010), o petista teve apenas 24% dos votos válidos em Itabuna, contra 35% em 1998 e 34% em 2006.

As vitórias consagradoras para a Prefeitura, em 1992 e 2000, deram lugar a derrotas  amargas em 2004, 2008 e 2012. Importante destacar que, se em 2008 a candidata de GS  ficou em segundo lugar, com 39% dos votos válidos, neste 2012 o tropeço foi humilhante: terceiro lugar e apenas 15% dos votos válidos.

A vergonha pega o time de Dilma, Wagner e Lula, exaustivamente apresentado como chancela de uma candidatura que teria respaldo em todas as esferas de poder e faria uma administração revolucionária. Nem assim, o eleitor-credor aceitou a nota promissória, preferindo apostar no candidato que, embora com mais discrição, também informava ter ligações com os governos federal e estadual.

Em Itabuna, “a ficha caiu” e uma fatia expressiva da militância afirma que a derrocada tem paternidade bem definida. Com a conta no vermelho (e não é o da bandeira), o PT local buscará recuperar a confiança do “mercado”, mas, assim como o financeiro, o político também exige mudanças, novas práticas e uma condução diferente para voltar a crer na legenda.  Se demorar mais, é falência na certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...