quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Crime eleitoral. Polícia neles!




     O crime de compra de votos em Ilhéus sempre fez parecer uma prática aceitável. Principalmente envolvendo eleitores de baixo nível de consciência política. Muitos são os políticos que mesmo antes do dia da eleição começam a distribuir material de construção, bujões de gás e remédio entre os miseráveis eleitores. Alguns espertinhos se utilizam da máquina pública se beneficiando de caçambas e mais caçambas de areia, brita e até mesmo mão de obra do município para consertar estradas e áreas da zona rural e periferias na barganha de votos. Pasmem que se comentam até mesmo a ‘indústria’ de atestados e laudos médicos falsos no intento de angariar votos no próximo dia 07.
     De um lado, a oferta de donativos e a entrega de dinheiro sem nenhum receio da lei, tornou-se uma arma para os políticos profissionais; do outro, o recebimento de tais ofertas por parte dos eleitores, tonou-se vício  por parte das famílias necessitadas, que fica contando os anos, os meses e os dias até chegar época das eleições para obterem tais benefícios, não sabendo estes, que ao receber esse tipo de ajuda, cometem crime tal como o pratica os políticos que compram os seus votos. Denuncias e mais denuncias já se circulam na cidade e na mídia de supostos crimes.
    O delito eleitoral de compra de votos é fácil de ser flagrado, basta que as autoridades competentes determinem-se efetivamente a fiscalizar adotando medidas judiciais punitivas cabíveis para coibir eficazmente o uso indevido do poder econômico por candidatos. Ademais, as autoridades podem ter uma ajuda valiosa, qual seja da sociedade civil e dos cidadãos conscientes que podem denunciar e apontar mediante provas os candidatos a qualquer cargo eletivo que usam dessa prática criminosa para eleger-se, ou mesmo seus prepostos. Esses políticos, quase sempre, tendem mais adiante, se eleitos, retirar o que gastou do erário público, através de maracutaias na aprovação de projetos d e interesse do executivo, prejudicando assim, a realização de obras e de ações sociais para beneficiar a população em geral tão carente de uma vida digna por falta de boa educação e de bom atendimento na área de saúde. Eleger candidatos que tentam comprar o seu voto, é sinônimo de uma Câmara inoperante, omissa e retardada.
     Se chegar o tempo dos criminosos eleitorais serem efetivamente condenados a pagar por seus delitos eleitorais, esse tipo de prática ilegal vai diminuir significativamente. E quando isso acontecer, somente pessoas honestas e honradas serão conduzidas ao poder e aos cargos legislativos. Quem sabe já nessas eleições de 2012 os órgãos com competência e com responsabilidade para realizar essa fiscalização, comecem efetivamente a fazê-la, a fim de evitar que o poder econômico continue sendo decisivo no resultado das eleições pelo país afora, principalmente em Ilhéus. Especula-se que já tem candidatos a vereador oferecendo R$ 90,00 (noventa) reais por cada voto; Especula-se que já tem candidato a vereador com mais de 800 (oitocentas) fotocopias de títulos de eleitores retidos com compromisso firmado da compra de votos, inclusive com metade do pagamento já efetuado. Especula-se. A Justiça e a Polícia que apure!
    O ilheense reclama e espera muito por isso, mas, para tal acontecer, necessita da determinação das autoridades competentes, da vontade da sociedade civil, da imprensa séria e, sobretudo, da atitude do eleitor para repudiar esses e outros tipos de crimes eleitorais.
     Que esperem os candidatos malandros que dizem pagar para ver a lei eleitoral prevalecer e sem retirar mandatos conseguidos por compra de votos. Eles ainda não se deram conta da competência e da seriedade dos Juízes eleitorais da cidade e do próprio Ministério Público.
     A Polícia Federal já está com uma estratégia montada para coibir os abusos, os crimes eleitorais e a farra do dinheiro ilícito da turma de políticos vagabundos que desdenham da própria lei.
*Elias Reis, Articulista, Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus e discente do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...