segunda-feira, 30 de julho de 2012

Radialistas, PIS e outros



O pagamento do abono salarial  (PIS) começou a ser liberado aos trabalhadores assalariados desde o último dia 24/07, referente ao calendário 2012/2013.
O benefício pode ser sacado em agências da Caixa, bastando apenas apresentar o comprovante de inscrição no PIS, RG e CARTEIRA DE TRABALHO.
Quem possuir o Cartão Cidadão com senha poderá sacar o dinheiro em caixas de autoatendimento da CEF, postos Caixa Aqui, ou casas lotéricas.
Os trabalhadores que possuírem conta no banco podem ficar tranquilos, pois o dinheiro referente ao benefício será creditado diretamente na conta corrente ou na poupança da Caixa. Porém, o trabalhador deve estar cadastrado como único titular da conta.
O pagamento do abono do PIS é um direito do trabalhador assalariado, portanto, aqueles que tiverem dificuldade no recebimento devem procurar o Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, para tomadas de providências.
Um exemplo claro que pode ser localizado é a falta da entrega da RAIS ano base 2011, e/ou omissão do nome do trabalhador, por parte dos empregadores à Caixa Econômica Federal.
Lamentavelmente, aqueles radialistas que se acomodaram em trabalhar sem registro e que não tem carteira de trabalho assinada, optando por “compra de horário” ou por “prestação de serviços vinculante a comissões e/ou cotas de publicidade”, bem como aqueles com “contratos tácitos”, NÃO TEM DIREITO AO ABONO DO PIS.
Além da perda do benefício, os radialistas acomodados sentirão os piores reflexos somente mais tarde, na hora que estiver impossibilitado de trabalhar e precisar de algum benefício da Previdência Social, especialmente aposentadoria por contribuições.
É triste ver companheiros nossos, ainda em atividade, que só conseguirão se aposentar por velhice. Nem por invalidez será possível. Tudo isso em função de uma política previdenciária perversa, empregadores exploradores e trabalhadores relaxados.

ELIAS REIS
Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus
Sindicato.radio.tv.ilheus@gmail.com
73 8873-9502

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...