sábado, 21 de abril de 2012

Programa de Formação de Gestores entra em seu 6º módulo em Ilhéus

“Como Gerenciar os recursos financeiros” foi o tema do sexto módulo do Programa de Capacitação de Gestores (Progestão), realizado em Ilhéus durante todo o dia da última quinta-feira (19) no auditório da Justiça Federal em Ilhéus. A iniciativa é da Secretaria Estadual da Educação e promove o aperfeiçoamento de gestores escolares, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares em parceria com os municípios. Na Bahia, Ilhéus foi a primeira cidade a implantar a iniciativa, ainda em 2008.
 
A coordenadora do Progestão em Ilhéus e uma das tutoras do programa, Ana Valkíria Macêdo, explicou que este módulo se destinou a situar a escola no sistema de administração pública da educação e suas relações com as entidades privadas. “Também fazem parte da programação deste encontro a discussão sobre como distinguir as fontes de financiamento público e privado das escolas públicas, além de compreender as normas e os critérios de prestação de contas de gastos públicos e privados e identificar fontes alternativas de recursos financeiros”, informou.
 
Aproximadamente 110 profissionais da rede municipal da educação participaram do encontro presencial, aberto com palestra sobre Financiamento em Educação e que em seguida contou com relato de experiência, feito pela diretora da Escola Nucleada do Couto, Luciana Costa e com a auto-avaliação do estudo à distância. Pela tarde, o Plano de Ações Articuladas (PAR), Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) foram temas de uma mesa redonda sobre gerenciamento financeiro democrático.
 
Em sua segunda edição em Ilhéus, o curso tem carga horária de 300 horas – 30 a mais do que na primeira edição – divididas em 88 horas de aulas presenciais e 222 horas à distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...