sábado, 3 de março de 2012

MP propõe liminar contra lei que obriga alunos a rezarem o “Pai Nosso”

Do Agravo Ilheense


Escrito por Correio da Bahia   
O Ministério Público da Bahia propôs uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) com pedido de liminar contra a Lei nº 3.589/2011, do município de Ilhéus, no sul da Bahia, que instituiu a obrigação de orar o “Pai Nosso” antes das aulas nas escolas da cidade.
Para o MP, a lei viola de modo explícito normas das Constituições Federal e Estadual por afrontar diretamente a liberdade de religião e culto. Na Adin, o MP requer a concessão de medida cautelar a fim de que sejam suspensos os efeitos da lei municipal na data da publicação. Requer, também, que seja julgado procedente o pedido e, por conseguinte, declarada a inconstitucionalidade total da lei.
A Lei nº 3.589/2011 foi publicada no Diário Municipal de Ilhéus em 12 de dezembro de 2011, após sanção do chefe do Executivo e regular aprovação pela Câmara de Vereadores em 22 de novembro de 2011.
O procurador-geral de Justiça Adjunto para Assuntos Jurídicos, Rômulo de Andrade Moreira, e o assessor especial da Procuradoria Geral de Justiça, promotor de Justiça Cristiano Chaves de Farias, acrescentam que o texto “desconsidera toda uma evolução política e sociocultural na defesa de um Estado laico consagrado na Constituição”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...