segunda-feira, 5 de março de 2012

Censo vai chamar 5 milhões

Utilidade Pública

Convocação é por carta ou pelo caixa eletrônico. Saiba como não perder aposentadoria

POR PRISCILA BELMONTE
Rio -  Cinco milhões de aposentados e pensionistas do INSS, que recebem benefícios por meio de crédito em conta, terão que recadastrar dados nas agências bancárias onde mantêm aposentadorias e pensões. O convite para atualizar informações nos bancos começou a ser feito em algumas instituições e chegará a todas mês que vem. A convocação será por mensagens em extratos, operações pela Internet e sites de bancos e até por simples cartas (confira ao lado os procedimentos).

Quem não receber o convite pode aguardar o comunicado em casa, sem necessidade de comparecer às agências antes da convocação oficial. Só deve atualizar dados quem for chamado, que será gradativo para evitar filas e demora na atualização dos dados.

Chamado pelo governo de “prova de vida”, o censo é para evitar fraudes — em 2009, o Tribunal de Contas da União identificou mais de 33 mil benefícios pagos a mortos. Como é obrigatório, quem não fizer pode perder a aposentadoria. Clientes que recebem via cartão magnético já fazem o cadastro anualmente. Para o grupo nada muda.
Foto: Arte O Dia
Foto: Arte O Dia
Aposentados impossibilitados de ir ao banco terão que constituir procurador, que terá que preencher formulário disponível nas agências do INSS ou no site da Previdência. O procurador e o beneficiário devem assinar o papel. O documento precisa ser entregue na agência em que o benefício foi concedido, com atestado médico, comprovando a dificuldade de locomoção, identidade, CPF e comprovante de residência originais do procurador e do aposentado. Se o segurado estiver muito doente ou for analfabeto, a procuração deve ser reconhecida em cartório.

Como será o recadastramento

CONVOCAÇÃO
O convite será feito por meio de extratos, pela Internet ou por carta. Vale acessar o site do banco para ver se já tem informação sobre prova de vida. Caso alguém conhecido tenha sido convocado e você não, não se preocupe. O cronograma será definido pela instituição financeira que paga as aposentadorias e pensões do INSS.

CRITÉRIOS
Cada banco adotará um critério para convocação, que poderá o mês do aniversário do aposentado, de acordo com os números iniciais ou finais do beneficio ou mesmo segundo a movimentação financeira mensal, entre outros.

O QUE LEVAR
Ao se apresentar, é preciso levar documento com foto (identidade, carteira de trabalho ou habilitação), comprovante de residência e cartão do beneficio.

ALERTA
Vale lembrar que, no banco não poderá ser oferecido produto ou serviço ao beneficiário do INSS. A convocação é para atualizar os dados cadastrais.

ATÉ 30 DIAS
Após a chamada, aposentados e pensionistas terão até 30 dias para comprovar que estão vivos. Caso não atendam ao chamado podem ter o benefício suspenso ou até mesmo cortado.

CASOS ESPECIAIS
Quem tem dificuldade de locomoção e recebe por procuração deve se informar melhor no banco, mas será preciso solicitar visita de um representante do INSS em casa.

CLIENTES DA CAIXA
Clientes da Caixa Econômica Federal terão que recadastrar seus dados a partir de maio, segundo o banco.As convocações começarão em abril, por meio de mensagens nos extratos e comprovantes de saque e no Internet Banking Caixa.

BRADESCO
O banco saiu na frente e iniciou a prova de vida ano passado. Quem não foi convocado pode se dirigir a qualquer agência da rede, com identidade e cartão do benefício.

BB E SANTANDER
Banco do Brasil e o Santander começaram em janeiro a chamada para o processo.

HSBC
O banco vai iniciar o processo no mês que vem, mas segurados vêm sendo comunicados da obrigação desde janeiro. Os correntistas vão fazer a prova de vida nos meses de seus aniversários.

ITAÚ
O banco ainda não definiu data para o procedimento. Segundo a instituição, a previsão é para este mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...