terça-feira, 20 de março de 2012

ASSEMBLEIA ITINERANTE EM ITABUNA

 
A Assembleia Itinerante começa o ano de 2012 levando seus trabalhos ao município de Itabuna. A sessão plenária será realizada na próxima quinta-feira, dia 22 de março, no Centro de Cultura Adonias Filho, às 14 horas. A iniciativa, inédita na história do parlamento baiano, chega a sua terceira edição aproximando os deputados das comunidades que eles representam e discutindo, junto a eles, temas de interesse regional.
O programa Assembleia Itinerante já passou, com êxito, pelos municípios de Feira de Santana e Vitória da Conquista e o mesmo roteiro será repetido em Itabuna. Primeiro, será realizada uma sessão ordinária, com caráter deliberativo e que poderá resultar na votação de projetos constantes na pauta  bem como permitirá a discussão da conjuntura econômica, política e social de Itabuna e região. Embora as sessões sejam abertas a participação popular, neste momento, a palavra será restrita aos deputados. Em seguida, uma outra sessão homenageará, com a Comenda Dois de Julho, cinco personalidades de Itabuna que prestaram relevantes serviços à coletividade.
Todas as pessoas que forem ao Centro de Cultura Adonias Filho poderão contribuir com os trabalhos apontando carências ou problemas regionais em formulários que serão distribuídos pouco antes do início do evento e que deverão ser depositados em urnas disponibilizadas no local. Esse material será sistematizado e o Legislativo se empenhará na busca de soluções junto aos demais poderes ou órgãos estaduais e ainda ampliará a discussão através das comissões técnicas da Casa.
A próxima parada da Assembleia Itinerante será no dia 22 de maio na cidade de Juazeiro.

 
HISTÓRIA DA ASSEMBLEIA ITINERANTE
O projeto Assembleia Itinerante foi criado para levar o trabalho do Legislativo baiano para perto da população, ouvir seus interesses, solicitações e tornar mais fácil a realização de projetos que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Segundo o presidente Marcelo Nilo, "o objetivo não é partidário, para promover os deputados, mas sim político, para divulgar o trabalho legislativo e dar mais participação à população", pontuou. Ainda de acordo com Nilo, "o político precisa ouvir a sociedade" e essas sessões serão realizadas em todas as regiões do estado, justamente para ouvir as reivindicações das pessoas, as principais necessidades de cada município da Bahia.
Dessa maneira, a escolha das cidades para realização da Assembleia Itinerante levou em consideração a importância econômica e regional. A primeira foi Feira de Santana, por ser a segunda mais populosa da Bahia, a segunda em importância econômica, e um entroncamento rodoviário de grande.
No dia 16 de junho, 46 deputados estaduais participaram da sessão ordinária que aprovou a criação da Região Metropolitana de Feira de Santana, ultrapassando o quorum para deliberação, que exige 32 presenças. Mais de 450 pessoas acompanharam a sessão. Para os deputados, foi um evento histórico, pois é a primeira vez que o parlamento estadual se deslocou da sede em Salvador para ir deliberar e recolher sugestões diretamente da população interiorana.
A iniciativa se repetiu no dia 15 de setembro em Vitória da Conquista, município da região sudoeste e importante pólo na área de serviços  educacional e médico  bem como centro comercial de grande porte. Nesta cidade, foram levantadas discussões sobre necessidades regionais o que levou a formulação do projeto de lei para a criação da Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia, que reunirá 39 municípios. Se o projeto for aprovado será criado ainda o " Conselho de Desenvolvimento e Integração da Região Metropolitana de Vitória da Conquista". O governo do Estado está fazendo os estudos para viabilidade do projeto.
A criação de uma região metropolitana significa a oferta de melhores tarifas telefônicas para os moradores da região, mais recursos para transporte público e saneamento e até um teto maior para financiamentos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida.
 
CONTATOS: 71 - 8846-5743  (Rassana) / 71 - 8104-7778 (Cássia)
 
 
 
Assessoria de Imprensa do Dep. Marcelo Nilo

Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Av. Luis Viana Filho, 130, Prédio Anexo, gab. 307, Wilson Lins - CAB CEP.: 41.745-001
Salvador - BA
Tel: (71) 3115-7334/ 8104-7778/
emails: imprensa@deputadomarcelonilo.com.br / cassia@deputadomarcelonilo.com.br/ contato@deputadomarcelonilo.com.br
site: www.deputadomarcelonilo.com.br
twitter: @depmacelonilo http://twitter.com/depmarcelonilo

Cássia Machado
jornalista Mtb:30.885/SP
 
Carolina Rosa
jornalista DRT:6120/BA
 
Rassana Milcent
publicitária DRT:217/BA
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...