sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Presidente da AMB participa da apresentação do Projeto Escola Legal‏

Extraído de: Associação dos Magistrados Brasileiros  - 19 de Janeiro de 2012

Michel Medeiros
O Presidente da AMB, Nelson Calandra, acompanhado pelo Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon de Barros, e pelo Juiz da Infância de Recife, Paulo Brandão, apresentou a representantes dos Ministérios da Defesa e do Esporte, o Projeto Escola Legal. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (19), na sede do Exército, em Brasília.

Uma parceria entre Justiça Estadual, Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape), Ministério Público, Governo de Pernambuco, Universidades e a Escola Nacional da Magistratura (ENM), o Escola Legal existe há três anos e atende a mais de 150 mil estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio estadual.

A visita teve como objetivo ampliar o número de parceiros do projeto, por meio de um convênio a ser assinado com os Ministérios da Defesa, do Esporte e do Combate à Fome. Como argumentos, Nelson Calandra destacou a necessidade de resgatar jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social, por meio do esporte e das ações de educação e cidadania a serem transmitidas pelas Forças Armadas.

Estou muito feliz por estar aqui. Não tenho dúvidas que a assinatura deste convênio será um grande sucesso. Precisamos resgatar estes jovens e estou certo que o melhor caminho a ser trilhado é o do esporte, do trabalho e do estudo, afirmou Calandra.

Impressões compartilhadas com o Juiz Paulo Brandão. Estamos aqui para falarmos de um projeto real, cujos resultados já são visíveis. Em pouco tempo já conseguimos mudar a realidade de mais de 150 mil estudantes e de outros 20 mil jovens inseridos em medidas sócio-educativas. Todo menor infrator pode se tornar um maior criminoso e é isto que não podemos permitir, completou o Juiz da Infância.

Uma das fórmulas para o sucesso do Escola Legal está na parceria entre Magistrados e Ministério Público, conforme salientou o Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon de Barros. Já atingimos 150 escolas de todo o estado, das quais, as 20 mais problemáticas da Região Metropolitana de Recife. Números que refletem o importante papel do judiciário pernambucano para a sociedade. Exemplo que deve se espalhar por todo o Brasil, pontuou o Procurador.

Além da ampliação do projeto, a parceria permitirá a realização das Olimpíadas Cidadãs. O projeto reunirá estudantes das escolas participantes do Escola Legal, por meio de atividades como futebol, basquete e jogos que estimulam o raciocínio como dama e dominó.

Futuro do Brasil
Representando o Ministro da Defesa, o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, do Ministério da Defesa, Almirante Júlio Saboya de Araújo, elogiou o projeto e falou da importância de construir uma consciência cidadã desde cedo. Hoje, estamos falando do futuro de Brasil, pois é nisto o que pensamos quando olhamos para estes jovens. Não basta um trabalho de socialização passageiro, precisamos pensar em algo contínuo. Quando recuperamos um jovem, nosso receio é que ele se perca novamente. Essa associação, entre tantas entidades comprometidas, certamente poderá contribuir para que o cenário seja outro, afirmou o Secretário.

Opinião compartilhada pelo Secretário Nacional de Esporte, Lazer, Educação e Inclusão Social, do Ministério do Esporte, Almirante Afonso Barbosa. Neste curto período em que estou à frente da pasta, este foi o projeto que mais me chamou atenção. Vejo que algo novo está acontecendo, principalmente em Pernambuco, afirmou o Secretário que, de antemão, se comprometeu a fornecer materiais esportivos e outros itens necessários à realização das Olimpíadas Cidadãs.

O próximo passo para a formalização da parceria será a assinatura do convênio entre todas as entidades, cuja data será definida em breve. Também participaram do encontro, o Presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil, Vice-Almirante Bernardo José Pierantoni Gambôa, e a Direitora do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, do Ministério do Esporte, Gianna Lepre Perin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...