sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

69ª CIPM - Relatório estatístico 2011Zona Sul de Ilhéus‏

Segue abaixo relatório referente às principais ocorrências da área desta CIPM.

Homicídio 2011

Para critério de avaliação e quantificação desta variável, conceitua homicídio: como qualquer ação, de forma geral, intencional ou não que resulte em morte.
Entre janeiro e dezembro de 2011 a 69ª CIPM realizou 27 (vinte e sete) apreensões de armas de fogo. Esses números impressionam, visto que mais de 90% dos homicídios são praticados por arma de fogo, levando a aferir que a 69ª CIPM, teria prevenido um grande número de homicídios, sem contar que essas apreensões impediram a prática de diversos outros crimes.

Os homicídios ocorreram com mais frequência nos meses de janeiro, março e dezembro. O tráfico e uso de drogas foram fatores motivadores a ocorrência de mortes, tanto na disputa por pontos de venda quanto na cobrança de dividas a usuários.
Em março houve a prisão do principal traficante do bairro Nelson Costa, acarretando na disputa do ponto por outros traficantes, gerando homicídios e tentativas de homicídio.

No mês de dezembro teve um aumento considerável em homicídios motivado pela soltura de alguns elementos beneficiados com o indulto natalino. Conforme gráfico 03.
Os bairros Nossa Senhora da Vitória e Ilhéus II são mal assistidos pelo poder público, no qual, falta estrutura urbana. A única presença marcante do estado no bairro é a da Polícia Militar.

Observar gráficos Abaixo:

Gráfico 01:

Reduziu aproximadamente 20%

Gráfico 02:

Reduziu mais de 20%

Gráfico 03
HOMICÍDIO 2011


Roubo e/ou Furto de veículos

O índice de subtração de veículos na Bahia vem demonstrando a necessidade de posturas mais efetivas dos órgãos de Segurança Pública no combate a este tipo de delito. Tal ação justifica-se diante da peculiaridade que cerca o delito, pois, muitas vezes veículos roubados e/ou furtados são utilizados na prática de outros crimes como: homicídios, roubos, seqüestros etc.

Na 69ª CIPM, houve redução no número de veículos furtados em virtude de uma maior quantidade empregada de viaturas na zona sul. Realizando rondas constantes proporcionando maior sensação de segurança.

No mês de julho é a época de férias escolares no sul e sudeste do país, o que acarreta em um maior fluxo de pessoas e carros na zona sul de Ilhéus, além de ocorrer baixas constantes de viaturas por falta de manutenção preventiva e corretiva, o que dificultou o policiamento ostensivo e melhores rondas.

Gráfico 04:

Reduziu mais de 25%

Gráfico 05:


Arma de Fogo Apreendida

Em 2011, a 69ª CIPM apreendeu 27 (vinte e sete) armas. Em comparação com o ano de 2010, foi verificado um aumento de 35% nas apreensões, destacando-se os meses Julho, outubro e Dezembro. Em média 02 mais de armas foram apreendidas por mês. Além disso, estamos contando armas em que o PM ganhou o bônus pela apreensão. Faltando contabilizar nas nossas estatísticas armas de fabricação caseira, que eleva a quantidade de armas apreendidas para uma numeração superior a 36 armas apreendidas no ano de 2011.

Foram realizadas operações durante todo o ano de 2011 com o objetivo de reduzir a criminalidade, coibir o tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e outros atos delituosos. Na área da 69ª CIPM existem alguns bairros que são pontos críticos: Ilhéus II, Nossa Senhora da Vitória e Nelson Costa (Paraguai). A SME fez rotineiramente buscas na área identificando elementos e pontos de drogas, auxiliando na captura de elementos, apreensão de armas e drogas.

O maior êxito nas operações foi o do Pelotão de Emprego Tático Operacional em conjunto com a RONDESP.

Gráfico 06:


Gráfico 07:

Aumentamos em 35% a apreensão de armas de fogo

OBSERVAÇÕES:

PONTOS NEGATIVOS

- Comparado ao mês de dezembro do ano passado houve 05 homicídios a mais.

- Pontos críticos da zona sul de Ilhéus: Ilhéus II, Nossa senhora da Vitória, Nelson Costa, Olivença (na alta estação).

PONTOS POSITIVOS

- As guarnições conduziram 400% a mais que no ano passado e apreenderam mais armas.

- Recuperação do veiculo do assalto do píer Sushi.

- De agosto de 2010 até dezembro 2011 foram realizados 142 flagrantes delitos.

- Foram desarticulados vários pontos de venda de drogas com a prisão dos traficantes: “Pretinha”, “Saldanha” (veio a óbito em confronto), Silvio, “Zoi” de Olivença, entre outros.

José Carlos Galrão Perdiz - Major PM

Comandante 69ª CIPM

Postado por Blogger no URBIS NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...