terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Programa Ensino Médio Inovador será ampliado

Blog da Mobilização

As secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal terão prazo até o dia 29 de fevereiro de 2012 para encaminhar ao Ministério da Educação (MEC) o Plano de Atendimento Global das escolas selecionadas para participar do programa Ensino Médio Inovador. O documento deve conter a síntese dos projetos de reestruturação curricular das escolas.

O Programa Ensino Médio Inovador foi elaborado para incentivar as redes estaduais de educação a criar iniciativas inovadoras para o ensino médio. O objetivo é estimular a gestão dos ensinos nos estados a pensar novas soluções que diversifiquem os currículos com atividades integradoras, a partir dos eixos trabalho, ciência, tecnologia e cultura, para melhorar a qualidade da educação oferecida nessa fase de ensino, além de torná-la mais atraente.

A proposta do MEC tem cinco questões centrais a serem discutidas no currículo do ensino médio. A primeira é estudar a mudança da carga horária mínima do ensino médio para 3 mil horas – um aumento de 200 horas a cada ano. Outra mudança é oferecer ao aluno a possibilidade de escolher 20% de sua carga horária e grade curricular, dentro das atividades oferecidas pela escola. A proposta também prevê associação de teoria e prática, com ênfase a atividades e aulas práticas e experimentais, desenvolvidas em laboratórios e oficinas, em todos os campos do saber, além de valorização da leitura em todas as áreas do conhecimento e de garantia de formação cultural ao aluno.

Leia mais sobre o programa Ensino Médio Inovador no Portal MEC.

Com informações do Boletim da Secretaria da Educação Básica (SEB/MEC) e o Portal MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...