terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Prefeitura de Ilhéus e Embasa estudam formalizar parcerias

Postado por Agravo Ilheense


A formulação de parcerias entre a Prefeitura de Ilhéus e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) com vistas à melhoria do atendimento dos serviços prestados à população está sendo estudada pelas duas instituições. Uma das rodadas de negociação foi realizada esta semana pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, o secretário da Indústria, Comércio e Planejamento, Jorge Bahia, o deputado federal Josias Gomes e o Chefe de Gabinete da Presidência da empresa, Luiz Teles.

Um dos temas em debate foi a recomposição do pavimento após a execução de obras pela Embasa, que tem causado um grande número de reclamações da população, mas que será objeto de uma parceria no sentido de evitar os transtornos causados. “Já fizemos algumas parcerias com a Embasa e esse problema é pontual, portanto não deverá ser difícil resolvê-lo, pois tanto o nosso interesse como o da Embasa é o de atender bem à população”, declarou o prefeito.

Segundo o deputado Josias Gomes, a Embasa tem, atualmente, elaborado diversos projetos de saneamento para Ilhéus, alguns deles em fase bastante avançada, a exemplo do saneamento da zona Sul da cidade, que deverá ser iniciado ainda no ano de 2012. “Os recursos para essa grande obra já foram alocados junto ao Governo Federal e será um dos principais vetores de desenvolvimento do Pontal, Barreira, Hernani Sá, dentre outros bairros”, reconheceu Josias Gomes.

Explicou o Chefe de Gabinete da Presidência da Embasa, Luiz Teles, que a empresa vem se modernizando e que dispõe de moderna tecnologia para captar e distribuir água tratada de qualidade em todo o estado da Bahia. Segundo ele, as construções modernas exigem o uso constante de novas tecnologias e a Embasa está apta para executar os serviços de acordo com os avanços existentes na área de engenharia.

Luiz Teles citou como exemplo as construções atuais, nas quais as medições do consumo da água são feitas de forma individual, que ele considera mais justas dentro dos condomínios e que ajudam, inclusive no processo de redução do consumo, através do controle direto. “Em todos os locais em que os medidores foram instalados verificamos o fim do desperdício”, constatou.

O Chefe de Gabinete propôs ao prefeito Newton Lima a adoção dos serviços de individualização de contas de consumo de água nos prédios que funcionam através de condomínio, a exemplo das feiras e centros de abastecimento, o que diminuiria os trâmites burocráticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...