quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Assinada escritura de doação de terreno para escola estadual

Do JBO
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, assinou na tarde de segunda-feira (12), a escritura pública doando ao Governo do Estado da Bahia o terreno onde está edificado o Colégio Estadual Padre Luiz Palmeira, na rua Nova Brasília, bairro do Pontal. A escola pertence ao governo estadual, mas o terreno ainda era de propriedade do município. Isso dificultava a realização de investimentos e melhorias no prédio. Com a assinatura da escritura o colégio passa pertencer integralmente ao Governo do Estado, que já anunciou a construção de uma quadra esportiva coberta na escola. 
O processo de legalização do espaço passou por várias etapas. Inicialmente a vereadora Carmelita Oliveira (PT) apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal autorizando o prefeito a fazer a doação do terreno. Depois o processo seguiu para o cartório de Registro de Imóveis, que providenciou toda a documentação necessária para a assinatura da escritura. O documento foi assinado pelo secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto, em Salvador, que elogiou a iniciativa da direção da escola em legalizar a situação e buscar melhorias para a unidade escolar. E segunda-feira o prefeito assinou definitivamente a escritura, possibilitando que o Estado faça o registro do imóvel
Para a diretora do Colégio Estadual Padre Luiz Palmeira, Eliane Camargo, a assinatura da escritura representa uma vitória para toda a comunidade escolar, incluindo os professores, servidores, pais e alunos. O próximo passo, segundo ela, é buscar a construção da quadra esportiva coberta, uma antiga reivindicação dos alunos, e em seguida lutar pela reforma completa e ampliação da escola. O titular da Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc-06), Ednei Mendonça, também comemorou a vitória do Colégio Padre Luiz Palmeira e destacou que a iniciativa poderá servir de exemplo para outras unidades estaduais da cidade que se encontram em situação semelhante, dependendo de uma escritura pública.
O então Grupo Escolar Padre Luiz Palmeira foi construído em 1964, na administração do prefeito Herval Soledade, através de um convênio firmado com o Governo do Estado, na gestão de Lomanto Júnior, e o Ministério da Educação e Cultura (MEC). Em 1992 a escola passou por uma ampla reforma. Ao longo dos anos o colégio vem recebendo investimentos e desenvolvendo importantes projetos educacionais, ambientais e sociais. Atualmente a escola conta com cerca de 600 alunos, distribuídos nos turnos matutino e noturno, oferecendo os cursos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...