segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Tudo como dantes no quartel de Abrantes

A frase surgiu no início do século 19, com a invasão de Napoleão Bonaparte à Península Ibérica. Portugal foi tomado pelas forças francesas, porque havia demorado a obedecer ao Bloqueio Continental, imposto por Napoleão, que obrigava o fechamento dos portos a qualquer navio inglês. Em 1807, uma das primeiras cidades a ser invadido pelo general Jean Androche Junot, braço-direito de Napoleão, foi Abrantes, a 152 quilômetros de Lisboa, na margem do rio Tejo. Lá instalou seu quartel-general e, meses depois, se fez nomear duque d’Abrantes.
  O general encontrou o país praticamente sem governo, já que o príncipe-regente dom João VI e toda a corte portuguesa haviam fugido para o Brasil. Durante a invasão, ninguém em Portugal ousou se opor ao duque. A tranqüilidade com que ele se mantinha no poder provocou o dito irônico. A quem perguntasse como iam as coisas, a resposta era sempre a mesma: “Esta tudo como dantes no quartel d’Abrantes”. Até hoje se usa a frase para indicar que nada mudou. Flávia Souto Maior. 

Fotos Roberto Corsário
 
 
 
 
 Em Ilhéus não é diferente, parece não ter mudado nada nos últimos meses, na verdade, mudaram-se as peças mais o jogo é o mesmo, tudo que é em favor da coletividade, nada se faz, a exemplo da tão esperada reforma do CAIC, a licitação foi feita em 02 de agosto (ação civil pública que obriga o município a reformar o CAIC - clic aqui e  leia http://tresilhasilheos.blogspot.com/2011/08/prefeitura-de-ilheus-publica-extrato-da.html) e até agora não se ver nenhuma manifestação de inicio dos trabalhos, não se pode dizer que está aguardando o recesso escolar, por que existem áreas para começar a reforma (Ginásio de Esportes por exemplo) que independe do recesso.
No Lixão do CAIC continua a mesma pratica moradores, carroceiros, entre outros jogam o lixo e entulhos, a prefeitura retira, paga caro pelo serviço (aluguel de maquinas e caçambas) e o lixão continua.
 
 Os Becos que dão acesso aos caminhos são verdadeiras florestas, na verdade o que se ver é os pontos principais do Bairro sendo feito alguma coisa, os mais escondidos, ficam ao Léo.
 
 
 A mais nova pratica de tapa buracos na cidade, quem inventou? o que se ver são os buracos sendo tapados por restos de construções.
 Por último, os lixões que se formam nas esquinas do eixo coletor principal do Bairro Hernani Sá, Entenda como funciona, Logo após os funcionários colocarem o material retirado da valeta, sem um cronograma ou interação entre o  responsável que limpa e o que coleta, inicia-se o acúmulo por vários dias, que sofre com a ação dos moradores sem compromisso com o Bairro que jogam seus lixos e entulhos sobre esse material, formando enormes lixões. Obs. Que também a prefeitura retira paga caro pelo serviço (aluguel de maquinas e caçambas) e na semana seguinte continua a mesma coisa. "Tudo como dantes no quartel de abrantes".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...