terça-feira, 25 de outubro de 2011

Agradecimento‏s aos Mobilizadores de Ilhéus


Prezados participantes,

Ficamos muito felizes por ter compartilhado com vocês as atividades do 1º. Seminário sobre Mobilização Social pela Educação: interação família-escola-comunidade. Nossa equipe ainda comemora os resultados e a avaliação positiva que recebemos em Fortaleza, e continuamos recebendo por e-mail, aqui em Brasília com comentários elogiando a qualidade das palestras, dos painéis e dos conferencistas e manifestando sua motivação para mobilizar suas comunidades. 

Foram 500 participantes vindos de TODOS os estados brasileiros. Infelizmente, tivemos que recusar muitos pedidos de inscrição, já que havíamos planejado o evento para 500 pessoas. Caso todas as demandas tivessem sido atendidas, creio que chegaríamos à marca de 700 participantes, o que mostra que a mobilização pela educação começa a entrar na pauta de secretarias de educação, organizações não governamentais, empresas e entidades representativas de vários segmentos. A qualidade das experiências apresentadas mostra também que o Plano de Mobilização Social pela Educação, arquitetado pelo Ministro Fernando Haddad em 2007, é hoje uma realidade. São exemplos  de ações simples, envolvendo  voluntários, notadamente os de movimentos religiosos,  assim como de ações mais complexas, com estratégias bem definidas,  ou exemplos de parcerias entre o poder público e setor privado,  de atuação de secretarias de educação. Todos eles  mostraram que há espaço para a atuação de qualquer pessoa, em qualquer lugar. Para nossa equipe, fica  a convicção de que a estratégia de procurar fazer vários arranjos locais, juntando forças de segmentos diversos funciona e é uma das forças e um diferencial do projeto, o que foi ressaltado pela Heather Weiss, diretora do  “Harvard Family  Research Project” em sua palestra. Ela, de fato, mostrou-se surpresa com o que temos conseguido, ao conhecer algumas das experiências que  vêm sendo desenvolvidas. Temos, agora, o desafio de manter acesa a chama, para que essas conquistas não se percam.

Finalmente, não poderia deixar de enfatizar que o sucesso alcançado precisa ser compartilhado com vocês  que, acreditando no projeto e na necessidade imperiosa de mobilizar a sociedade pela  educação, desenvolve e desenvolverá ações junto  à sua comunidade, escolas, famílias, amigos, mostrando que “para a educação melhorar, todos devem participar”.
 
E lembre-se que nossa equipe está à sua disposição para apoiar seu trabalho. Conte conosco, mande notícias sobre o que anda fazendo, reforce a nossa rede.

Um abraço

Linda Taranto Goulart
Assessora Especial do Ministro
Ministério da Educação
Tel (61) 2022-7876 
VISITE O SITE: http://mse.mec.gov.br
Visite o blog da mobilização famíliaeducadora.blogspot.com
"PARA A EDUCAÇÃO MELHORAR, TODOS DEVEM PARTICIPAR".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...