sexta-feira, 23 de setembro de 2011

NOTA DE REPÚDIO

Nós Assistentes Sociais do Município de Ilhéus, vêm a público manifestar repudio a situação ocorrida com a colega assistente social coordenadora do CREAS/MSE do município de Ilhéus devido ao nosso compromisso coletivo com a garantia dos direitos e com a construção de uma sociedade onde a classe trabalhadora não tenha seus direitos usurpados.
A assistente social MARIA APARECIDA SOUZA DOS SANTOS foi demitida da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho de forma arbitrária e impositiva por defender os direitos sociais dos usuários do serviço do qual era coordenadora.
Tal serviço, CREAS/MSE, assim como os demais programas, projetos, serviços e benefícios que formam o SUAS do município de Ilhéus estão passando por uma situação de descaso, com falta de condições técnicas de trabalho, atraso de salário, ausência de vale transporte para funcionários e usuários, falta de resolutividade das pendências e de recursos para realização das atividades inerentes ao serviço.
Diante dessa conjuntura precária a coordenação do CREAS juntamente com a equipe técnica decidiu por paralisar as atividades até que estas situações fossem sanadas, após essa decisão coletiva, a coordenadora teve seu contrato reincidido.
Lembramos que como assistentes sociais, devemos primar pela qualidade nos serviços prestados a população usuária, principio este estabelecido no código de ética profissional, sendo que segundo este mesmo código é dever do assistente social denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas da instituição em que trabalha, quando os mesmos estiverem ferindo os princípios e diretrizes do referido código, o que aconteceu na situação acima descrita.
Diante do exposto é necessário um posicionamento da categoria profissional dos assistentes sociais com a consolidação do Estado democrático dos direitos, com uma intervenção profissional crítica, autônoma, ética e politicamente comprometida com a classe trabalhadora e as organizações populares de defesa de direitos.
Em tempos de desconstrução de direitos e barbárie social devemos seguir lutando para a realização de concursos públicos, para a consolidação do SUAS com qualidade nos serviços prestados e pela garantia de livre manifestação pela defesa dos direitos sociais.
 
“Na mudança do presente, agente molda o futuro”
Gabriel Pensador
 
 
Primavera de 2011
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...