terça-feira, 13 de setembro de 2011

Mário visita Newton e cobra definição sobre o futuro da administração de Ilhéus

Credito Bahia On Line
Mário Alexandre

Crédito: JBO
Em primeira mão. O prefeito licenciado de Ilhéus, Newton Lima, vai receber nesta terça-feira (13), em Salvador, onde permanece internado no Hospital Espanhol, a visita do prefeito em exercício, Mário Alexandre de Sousa, e do secretário municipal de Governo, Magno Lavigne. Apesar de estar sendo anunciada nos bastidores do Palácio Paranaguá como uma visita estritamente de cortesia, ela deve render. Um dos assuntos que vão ser abordados na reunião é o futuro da administração municipal. Mário Alexandre quer saber qual o prazo que será estabelecido pelo prefeito Newton Lima para retornar ao cargo. Segundo apurou o Jornal Bahia Online, o prefeito em exercício está preocupado com alguns acontecimentos recentes e com as consequências que esta indefinição pode gerar para a cidade.
Se Newton estabelecer que retorna em pouco tempo, Mário Alexandre garante que tocará o governo da forma como recebeu até a volta do titular. Mas caso Newton necessite de mais tempo, ele vai propor ao titular a mudança de algumas peças da administração. Mário Alexandre é pré-candidato a prefeito em 2012 e sabe que se mantiver este modelo de gestão que aponta para quase 90 por cento de rejeição, dificilmente terá chances. "Ele não tem outra alternativa", revela uma fonte palaciana. "Se fizer mudanças ele pode até não ter certeza de que elas darão certo. Mas se não fizer, acabou", completou.
A fonte revelou com exclusividade ao Jornal Bahia Online que, atualmente, o clima é tenso no Palácio Paranaguá. Mário Alexandre teria detectado em poucas horas no comando da Prefeitura que há um grupo articulado para que, sob o seu comando, não haja o salto que ele estaria disposto a dar na gestão. Boatos ou não, o certo é que nesta terça-feira (12), o secretário de Fazenda, Jorge Bahia, entregou uma carta ao prefeito em exercício pedindo o seu afastamento pelo período de 25 dias para tratar de assuntos particulares.
A leitura feita pelos que tentam ajudar Mário Alexandre dá conta de que, sem Jorge Bahia no cargo que nos últimos tempos foi todo moldado para funcionar somente sob o seu comando, Mário Alexandre tenha dificuldades de tocar até mesmo o básico da administração. Além de se afastar, Bahia não teria deixado ninguém o substituindo, tarefa que ficaria à cargo do prefeito, para escolher um nome que, por mais que conheça da gestão pública, necessitaria de algumas semanas para entender o real quadro da máquina. "O problema é que o governo pode ter interseções, mas não é igual, não é único", avalia a fonte.
Não bastasse a briga interna, fontes influentes do Partido Socialista Brasileiro (PSB), partido do prefeito, garantiram ao repórter do JBO que, caso Newton Lima resolva retornar em um curto espaço de tempo, só haverá uma forma de o próprio PSB permanecer apoiando a sua gestão: uma mudança radical no governo e, consequentemente, na forma de governar. "Se for para ficar como se encontra, pode anotar, seremos os primeiros a sair", garante a fonte.
Problemas de coração - Informações extra-oficiais obtidas com exclusividade pelo JBO, dão conta de que os médicos que acompanham Newton Lima, teriam identificado problemas nas artérias coronarianas do prefeito. Caso o diagnóstico seja confirmado, Newton Lima deve se afastar, no mínimo, pelo prazo de 90 dias, conforme determina o decreto municipal que deu poderes de gestor a Mário Alexandre ou, até, que não retorne à cadeira de prefeito de Ilhéus. Mário garante que torce pelo retorno. Mas se Newton demorar ele quer trabalhar com as pessoas da sua inteira confiança. É, para ele, uma questão de sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...