sábado, 10 de setembro de 2011

Editorial: a liturgia do cargo e a diferença do que seja humor negro

Postado por bahia On Line
O sorridente Mário

Crédito: JBO
O prefeito em exercício de Ilhéus, Mário Alexandre Sousa, não teria gostado nada da publicação de uma série de fotos sobre o seu exacerbado sentimento de alegria no desfile de sete de setembro, registrado por profissionais do Jornal Bahia Online e que terminaram por repercutir nos principais veículos de comunicação da região. Horas depois de o prefeito Newton Lima dar entrada numa Unidade de Terapia Intensiva, Mário exagerou nos acenos e nos sorrisos (veja), enquanto, convenhamos, o momento de quem substituia o titular do cargo exigia um comportamento mais sóbrio. Pelo menos, publicamente.
É bom que fique claro que em nenhum momento a intenção do JBO foi transformar em "humor negro", como agora define a publicação o prefeito em exercício, o fato de o prefeito Newton Lima estar hospitalizado e o seu vice, gargalhando. Muito pelo contrário. Assim como Mário, estimamos e oramos pelo restabelecimento do prefeito Newton Lima, com quem sempre mantivemos um posicionamento critico e respeitoso na vida pública, sentimento próprio de quem defende a liberdade de expressão e o direito à opinião de forma equilibrada e sem baixarias.
O que Mário Alexandre precisa entender é a liturgia do cargo que ocupa, antes de chamar de "humor negro" a sua derrapada. Como líder político de uma cidade da importância de Ilhéus ele deve pensar em cada gesto, em cada sorriso, em cada ato que produz. Até com quem e por onde anda. E o que faz em sua vida pessoal. Uma cidade como Ilhéus não pode aceitar de quem a comanda, a cessão da cadeira de prefeito para que um popular use-a como chacota para desmoralizar o cargo, como já aconteceu quando ele esteve outra vez no cargo. Uma cidade do porte de Ilhéus não pode ficar calada quando uma de suas lideranças demonstra não saber se comportar com (e como) autoridade.
Ou não é?
Melhoras, prefeito. Juízo, Mário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...