quinta-feira, 14 de julho de 2011

Deputado Augusto Castro cobra apoio do Estado para saúde em Itabuna


O deputado estadual Augusto Castro (PSDB) cobra que o Governo Estadual e a Prefeitura de Itabuna cheguem a um consenso para resolver a grave crise de saúde que o município enfrenta.  Sem a Gestão Plena desde 2008, o Itabuna não consegue atender a demanda, sobrecarregada com a demanda de pelo menos outras 120 cidades da região. O Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães, administrado pela Prefeitura, e o Centro Médico Pediátrico de Itabuna – Cemepi, privado com cerca de 100% de atendimento pelo Sistema Único de Saúde, recebem recursos inferiores aos gastos e estão sob ameaça de ter que parar as suas atividades. “A população não pode ficar sofrendo enquanto não se chega a um acordo”, critica deputado.
Várias tem sido as reuniões com a Secretaria de Saúde do Estado, junto com a administração municipal, buscando uma solução para o impasse, informa Augusto Castro. Segundo o parlamentar, o Estado não abre mão de destinar mais recursos para a rede municipal e tenta convencer a Prefeitura a entregar o Hospital de Base para que seja administrado pela Secretaria de Saúde do Estado. A equipe municipal de Itabuna não quer a estadualização do hospital e insiste na recuperação da Gestão Plena, perdida na gestão anterior. O argumento é que só com a Plena o município terá como recuperar e ampliar sua rede de saúde.
Augusto Castro diz não ter uma opinião formada sobre a estadualização. Mas insiste que os dois gestores precisam chegar a um acordo com urgência. “Se a estadualização for a melhor opção, que seja concretizada, mas com a condição de que a população seja beneficiada com um bom atendimento e não enfrente as mesmas dificuldades que os pacientes de outras cidades que tem hospital estadual”, argumenta, acrescentando que, se não houver essa garantia, que o município tenha a Gestão Plena de volta e garanta uma boa assistência aos itabunenses.
Na opinião do deputado, enquanto não há um consenso sobre essa questão, o Estado tem que dividir a responsabilidade com a Prefeitura, inclusive no apoio para que o Cemepi, não feche as portas.  “Não podemos deixar que a política partidária interfira na assistência à saúde. Itabuna está prestes a completar 101 de emancipação, é a cidade pólo da região Sul, com quase 205 mil habitantes, e merece respeito”, diz Augusto Castro.
Foto: Ascom Mandato

 

Vanda Amorim
MTb 1339/BA
Assessora de Comunicação
(71) 9972-2724
(71) 3115-4004
e-mail alternativo: vandaamorim@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...