quarta-feira, 20 de julho de 2011

Blog e blogueiro


20/07/2011
*Elias Reis

   Nos livros encontramos afirmações que definem o século passado como o período mais importante no que diz respeito à formação e informação. Na fase inicial dos meios de comunicação de massa, foi o rádio e a televisão que projetaram personalidades, mudaram nossos costumes, interferiram na economia, na cultura e até transformaram e revolucionaram opiniões. 

   Este século, é, sem exagero, o momento da internet. Com a criação de tantos blogs no mercado, especialmente em Ilhéus e região, resolvemos passar algumas informações sobre esta corrente que tanto vem crescendo no país. Os blogueiros e seus diários.

   O blogueiro americano Jonh Batelle afirma que: “Os blogs são os primeiros passos para que as pessoas alfabetizadas tenham sua própria plataforma no mundo”. Já Bill Harrison, colaborador do Boing Boing, o blog mais popular do mundo, é categórico quando afirma: “É preciso que os blogueiros tenham consciência do que seja plataforma. Antes demais nada, que saibam utilizar este espaço de comunicação com responsabilidade, principalmente com os dados, informações e textos. O anonimato e os comentários abertos é um grande risco para a credibilidade do blog”.

   Estudiosos afirmam que o termo blog tenha surgido em 1997 e, tornou algo popular por todo o mundo. Você vai a qualquer provedor, se cadastra, faz a criação e arte, escreve o que bem quer, publica a foto que quiser, põe o link que julgar conveniente e pronto. Já é blogueiro. Já é “jornalista”.

    O Jornal A Tarde (Salvador), caderno de informática escreveu recentemente: “Antes do advento do computador, os diários eram escritos em pequenos cadernos por quem queria manter as coisas em segredo. E, normalmente utilizados por meninas”. Hoje os diários da rede (blogs), todo mundo têm um e se transformaram em opiniões abertas. Um blog faz referencia ao outro, um se inspira no outro, um plagia o outro e um sempre quer ser melhor que outro. Muitos escrevem coisas sérias, importantes e fundamentadas, prestando relevantes serviços à sociedade. Outros só postam bobagens, cultura inútil e até mesmo asneiras e criticas denegrindo pessoas e instituições. Muitos blogueiros estão sempre com a máquina fotográfica registrando tudo, até mesmo o que não interessa a ninguém e, quase sempre estão em eventos, seminários e coletivas. Na sua maioria com um crachá exposto no peito: Jornalista. Isso, sem falar no assassinato da Língua mãe. Com algumas exceções, os blogs ilheenses são bons!

   O bom é que na sua maioria, os blogs tornaram-se noticiosos e informativos, levando ao internauta tudo o que passa no cotidiano local, inclusive ilustrando as matérias. Do outro lado da ponta, alguns continuam plantando notícias e aceitando opiniões sem filtro, tornando perigoso todo o teor.
   Na região já existem centenas de blogs. Isto é muito importante, principalmente na diversidade de opiniões. E, é o pluralismo das idéias que solidifica a democracia. Mas, só torna-se importante quando com responsabilidade.

   Apesar da importância dos blogs como meio de comunicação, a “profissão” ainda não é regulamentada. Portanto o Jornalista pode criar o seu blog e ser blogueiro. Mas, o bloguiero não pode e não deve se intitular jornalista.
*Elias Reis é articulista e, Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...