sábado, 25 de junho de 2011

LINHAS DA ZONA SUL À UESC GANHARÃO MAIS ÔNIBUS

Postado por O Tabuleiro.com

São MiguelO prefeito de Ilhéus, Newton Lima, solicitou à Empresa de Transportes São Miguel, uma das concessionárias do transporte coletivo municipal, a modernização da frota dos veículos utilizados nas linhas que ligam a zona sul à Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Segundo o prefeito, estudos feitos pela Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito apontaram a necessidade de equipamentos maiores, haja vista o aumento na quantidade de passageiros.

Nesta terça-feira (21), o gerente da empresa São Miguel, Josemir Dias, comunicou ao prefeito Newton Lima que os novos ônibus já foram adquiridos e entrarão em operação dentro dos próximos dias. Informa Josemir, que os novos veículos adquiridos pela empresa são maiores e com capacidade de transportar cerca de 40% a mais de passageiros. Os ônibus também são equipados para o transporte de pessoas portadoras de deficiências físicas.

Segundo o estudo realizado pela Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, as linhas de transporte urbano que ligam a zona sul à Uesc, no Salobrinho, possuem características distintas, tendo em vista o período de aulas da maioria dos cursos da universidade. “O pico de movimento acontece no período da manhã e às 18 horas, quando se dirige um maior contingente de estudantes. Esses carros fazem parte do projeto de modernização pretendida pelo prefeito e atenderão a demanda exigida”, revela Josemir.

Entre as mudanças a serem implantadas pela Prefeitura de Ilhéus estão a criação de estações de transbordo de passageiros e a adoção de um cartão temporal, que irá permitir que o usuário do sistema possa utilizar diferentes ônibus e linhas por um determinado tempo. Após o diagnóstico também será possível linhas com trajetos inteligentes, possibilitando a otimização das linhas e a consequente redução do número de ônibus e dos custos das empresas.

Também está prevista a ampliação da fiscalização das empresas – além do rastreamento dos veículos – através do controle mensal da contabilidade dos concessionários, com a finalidade de acompanhar a planilha de custos e aumentar o nível de informação para manter o equilíbrio financeiro do contrato. “Com isso, acreditamos que será possível, inclusive, uma redução no valor da passagem, proporcionando ganhos para o usuário, para as empresas, para o tráfego urbano, que ganha em mobilidade, e o meio ambiente com a redução dos níveis de poluição”, disse o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...