domingo, 22 de maio de 2011

“Lucinha” assume Secretaria de Políticas para as Mulheres


 
A primeira mulher do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) a ocupar um cargo executivo tomou posse na manhã desta sexta-feira (20), em Salvador. Vera Lúcia Barbosa, a Lucinha do MST, assumiu a recém criada Secretaria de Políticas para as Mulheres(SPM-BA).
 A cerimônia de posse contou com a presença da primeira dama do estado e presidente das Voluntarias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, de Renata Rossi, que representou a ministra Iriny Lopes, secretários de estado, da senadora Lídice da Mata, deputados federais e estaduais e vereadores baianos. 
Para um auditório lotado de artistas como a cantoras Margareth Menezes e Marcia Short e integrantes de movimentos de mulheres de todos os territórios de identidade, Lucinha do MST garantiu que vai fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres baianas.
“Temos a tarefa de construir a Terceira Conferência de Mulheres da Bahia. Vamos trabalhar para incluir nas políticas públicas as pescadoras, marisqueiras e ribeirinhas e lutar para ampliar no orçamento do estado recursos voltados para as mulheres”, disse.
A representante do ministério Renata Rossi, que é baiana, disse que a criação da secretaria é uma conquista da democracia. “A SPM é um organismo executivo vai poder formular e implantar políticas públicas para as mulheres”, afirmou.

Sul da Bahia
Representantes de municípios do sul da Bahia,  entre os quais Itacaré, Buerarema e Itajuípe, foram a Salvador prestigiar a posse da nova secretária. Flavia Oliveira,  secretária de Desenvolvimento Social, e Maria de Lourdes Santos,  articuladora de Programas Sociais, representaram a prefeitura de Itacaré.
Marcela Indira de Souza Cardoso , articuladora do Território Litoral Sul, que é de Buerarema, foi a Salvador especialmente para a posse. As representantes sul-baianas conversaram com a Subsecretaria de Planejamento de Gestão Interna da Secretaria de Politicas para as Mulheres da Presidência da República, Renata Rossi, e combinaram uma visita institucional a Brasília. Na pauta as ações no Território de Identidade Litoral Sul, do qual Itacaré faz parte.  
O Sul da Bahia estará representado na Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia. A chefe de gabinete Rita Maria de Souza, é de Buerarema.

Ascom Itacaré
www.itacare.ba.gov.br
(73) 4141-0166
(73) 9981-2000
(73) 9990-9608
(73) 8842-8442
(73) 9157-2471

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...