quinta-feira, 21 de abril de 2011

Ovos de Páscoa Básico, Recheado e Trufados Caseiro

Nesta receita você terá acesso à dicas imperdíveis.
Para fazermos ovos de Páscoa recheado ou trufado devemos fazer primeiro a receita do ovo de Páscoa básico. Ele será a base para criar ovos de Páscoa mais elaborados.


Ovo de Páscoa Básico/Simples:
250 gramas de chocolate ao leite, 250 gramas de chocolate amargo derretidos juntos renderá  um ovo de meio quilo.

Veja Dicas de Mãe espalhadas por todo este post.
Quebre a barra de chocolate em pedaços pequenos para facilitar no derretimento. Separe em três partes iguais. Derreta duas partes do chocolate em banho-maria ou no microondas. O chocolate não pode ter contato com água ou vapor d’água. Cuidado com o microondas (costuma queimar o chocolate); derreta o chocolate aos poucos e cuidado para não esquentar em demasia o chocolate. A água do banho-maria deve esReceita de Ovos de Páscoa Básico, Recheado e Trufados Caseiroquentar, sem ferver e desligue o fogo para depois começar a derreter o chocolate.
Lembre-se: o objetivo é derreter o chocolate e não cozinhá-lo. Não pode passar de 45°C. Um termômetro culinário seria o ideal neste processo.
Depois do chocolate derretido, acrescente o restante do chocolate mexendo sempre até todo o chocolate estar derretido. Coloque o chocolate derretido sobre uma pedra de mármore da pia de sua cozinha para dar o choque térmico (para esfriar). Há outros meios de se dar o choque térmico. Veja aqui no blog, publicação intitulada: Chocolate- Resfriamento/choque térmico. Mexa bem até atingir 29ºC (frio). Se não tiver termômetro; coloque um pingo de chocolate no lábio inferior e, se sentir sensação de frio o chocolate estará na temperatura ideal para moldagem. Se errar no choque térmico, seu bombom ou ovo de Páscoa vai derreter depois de pronto.
Hoje há no mercado molde/fôrma que produz ovo de Páscoa em 10 minutos, sem a necessidade de se fazer por etapas, várias camadas de chocolate. Se você não possui essa fôrma; terá que fazer os ovos em fôrma simples de PVC.
Com um concho, coloque o chocolate no molde de PVC. Se for molde simples de PVC; espalhe por todo o molde. Escorra o excesso de chocolate e limpe as bordas do molde com a espátula. Cubra com papel manteiga e leve à geladeira com o buraco do molde para baixo em bandeja forrada com papel manteiga. Coloque na geladeira por 1 ou 2 minutos e depois volte a colocar outra camada fina de chocolate. Você vai repetir este procedimento quantas vezes forem necessárias para que o chocolate fique na espessura que você desejar.  O normal é que isso seja feito 2 a 3 vezes. Quando terminar de fazer as camadas, deixe na geladeira por 2 ou 3 minutos ou até que se verifique que o molde ficou opaco. Retire e desenforme. O tempo na geladeira também varia de geladeira para geladeira. Fique de olho! Não pode ficar tempo demais na geladeira. Você vai ter que descobrir qual é o tempo ideal para o seu caso. Se ficar além do tempo o chocolate vai suar e manchar.
Depois desse tempo o ovo se soltará do molde sem precisar fazer pressão na fôrma.
É importante cuidado para não deixar a marca dos seus dedos no ovo. Use uma luva para pegar nos ovos. É interessante fazer todo este serviço a noite quando a temperatura da sua cozinha está menor.
Se você realmente deseja produzir chocolates depois da Páscoa uma grande dica é investir na compra de uma derretedeira de chocolate. A vantagem deste tipo de equipamento é que ele é capaz de derreter e manter o chocolate derretido na temperatura ideal sem nenhum risco do chocolate ficar úmido ou se contaminar com água que é um grande problema do banho maria. Também não tem o risco de queimar o chocolate como ocorre quando derretemos no Microondas.
Dicas de Mãe:

O chocolate em barra é facilmente encontrado em distribuidoras de doces ou casas/lojas de produtos culinários para confeitaria/festas.
Se preferir utilize chocolate fracionado que não precisa de choque térmico mas saiba que deixa a desejar no sabor.
A sugestão é derreter o chocolate meio a meio (em sabores) ou 2 partes de chocolate ao leite para uma parte de chocolate amargo.
O chocolate amargo tem menos manteiga de cacau. Então ao adicionar chocolate amargo você está na verdade fazendo um ovo com menos manteiga de cacau. Desta forma, seu ovo de Páscoa derrete com menos facilidade depois de pronto.
Não utilize recheios gelados, pois provocam rachaduras e manchas no chocolate.
Colocar o chocolate no freezer corta o seu brilho.Receita de Ovos de Páscoa Básico, Recheado e Trufados Caseiro
Existem produtos anti-mofo para aumentar a validade de ovos,bombons e truffas, mas se nos propomos a trabalhar com ovos caseiros e artesanais, não acho conveniente o uso desses aditivos. A qualidade e o carinho com que é feito o chocolate caseiro é que nos garante clientes fiéis.
Lembre-se que higiene é fundamental: utilize luvas de borracha, touca e avental.
Aqui no blog você encontrará as seguintes publicações:
- Chocolate: Conservação e prazos de validade
- Chocolate – Resfriamento/Choque térmico
- O que deu errado com meu chocolate
- O sucesso do trabalho com chocolate
- Chocolate e saúde
- Chocolates – Prazos de validade
Ovo recheado:
Utilize recheio de sua preferência e “cole” as duas metades do ovo com chocolate derretido. Poderá deixar o recheio “solto” dentro do ovo ou fazer ovo trufado; camada de chocolate, camada de trufa ou recheio e camada de chocolate.
Montagem de ovo trufado:
Retire a trufa da geladeira e espere chegar à temperatura ambiente para amolecer um pouco.
Trufando os ovos: depois dos ovos prontos (ainda nas fôrmas) e da trufa em temperatura ambiente; coloque uma camada do recheio (cerca de 100g) espalhando-o com uma colher em cada uma das metades dos ovos já prontos, deixando um espaço livre de 1 cm da borda. Espalhe fina camada de chocolate já derretido e temperado, cobrindo todo o recheio até as bordas. Cubra com papel manteiga e leve à geladeira com o buraco do molde para baixo em bandeja forrada com papel manteiga. Os ovos estarão prontos quando os fundos das fôrmas estiverem opacos. Desenforme.
Utilize recheios de trufa de sua preferência.
Ingredientes Recheio – Trufa de Coco:
2 latas de leite condensado
2 pacotinhos de coco ralado (seco)
1 lata de creme de leite
Modo de preparo do recheio – Trufa de coco:
Leve o leite condensado e o coco ao fogo mexendo sempre até engrossar e começar a desgrudar da panela. Deixe esfriar. Depois de frio acrescente o creme de leite e misture bem. Aplique no ovo.
Ingredientes Recheio -Trufa de menta:
400 gramas de chocolate branco picado
200 ml de creme de leite fresco
5 colheres (de sopa) de licor de menta
1 colher (de chá) de essência de menta
Modo de preparo do recheio- Trufa de menta:
Derreta o chocolate e quando morno, acrescente os demais ingredientes. Misture bem e leve à geladeira por 30 minutos.
Ingredientes Recheio – Trufa de maracujá:
1 lata de creme de leite sem soro
2 colheres (de chá) de mel
1 colher (de chá) de manteiga
500 gramas de chocolate branco
½ xícara (de chá) de suco de maracujá concentrado
Modo de preparo do recheio – Trufa de maracujá:
Leve ao fogo baixo, sem parar de mexer, o creme de leite, a manteiga e o mel. Não deixe ferver. Retire do fogo e acrescente o chocolate e mexa até derreter completamente. Acrescente o suco de maracujá e misture bem até ficar bem liso. Deixe esfriar e leve à geladeira por meia hora.

Mais receitas em: http://www.receitasdemae.com.br/#ixzz1K9iYmSOB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...